Há 39 anos, Grêmio bateu gigante europeu em partida espetacular
Grêmio venceu Olympiacos em jogo de sete gols
No dia 5 de agosto de 1984, o Grêmio protagonizou uma emocionante virada histórica contra o Olympiacos em um amistoso disputado no Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. O jogo foi marcado por reviravoltas e gols emocionantes, que levaram os torcedores ao delírio.
Leia mais:
Provável escalação do Grêmio vaza e torcida vai à loucura na web
BOMBA: Kannemann aceita proposta e vai deixar o Grêmio
Diante de mais de 40 mil pessoas, o amistoso foi marcado por uma partida de sete gols, em um jogo emocionante, com muitos gols, alternância de resultados e lances empolgantes. O Imortal começou a marcar na primeira etapa com De León, que converteu um pênalti aos 22′. Mas, logo depois, O time grego empatou Kokolakis aos 33′, mas viu o ídolo Renato Portaluppi voltar a deixar o Tricolor na frente aos 38′.
O jogo ainda se mostrava acirrado, e Mitropoulos marcou aos 44′, ainda no primeiro tempo, para levar o empate em 2 a 2 para o intervalo. No começo da segunda etapa, não demorou para que os gremistas voltassem a reagir, e Guilherme Macuglia fez com somente quatro minutos após a volta dos vestiários.
Com 20′, o Grêmio encaminhou a vitória ao ampliar com Tarcísio. Os gregos não queria desistir do jogo e diminuiu a diferença com Anastopoulos dois minutos após sofrer o quarto gol. Mas, não foi suficiente e o clube gaúcho conquistava assim um grande triunfo.
Essa partida foi um marco importante na trajetória do Grêmio. Mesmo em solo europeu e diante de um adversário de peso, o Tricolor Gaúcho deixou sua marca e mostrou ao mundo o poder do futebol brasileiro.
Ficha Técnica: Olympiacos 3 x 4 Grêmio – Amistoso Internacional
- Data: Domingo, 05 de agosto de 1984
- Local: Estádio Olímpico de Atenas, Atenas, Grécia
- Árbitro: Christos Kolokythas (Grécia)
- Público: 40.000
Gols: Olympiacos: Kokolakis (33′), Mitropoulos (44′), Anastopoulos (72′). Grêmio: De León (22′) – (Pênalti), Renato (38′), Guilherme Macuglia (48′), Tarciso (70′).
- Olympiacos: Sarganis; Xanthopoulos, Vamvakoulas, Papadopoulos (Papaggelis) e Michos; Kokolakis (Zindros), Weltz (Lemonis) e Albertsen; Anastopoulos, Mitropoulos e Kousoulakis. Técnico: Georg Kessler
- Grêmio: João Marcos; Casemiro (Raul), Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Valdo) e Luis Carlos Martins (Bonamigo); Renato Portaluppi, Guilherme Macuglia e Tarciso. Técnico: Carlos Froner