Há 39 anos nascia Jonas, artilheiro do Grêmio
Mestre Jonas! Ex-atacante do Grêmio, Jonas Gonçalves Oliveira completa neste sábado (1) 39 anos de idade.
Jonas, sobrenome “artilheiro”
Pode onde passou, Jonas ficou marcado por ser gols. Iniciou carreira no Guarani e logo chamou a atenção dos gigantes. Na temporada 2006 foi contratado pelo Santos e em chegou no Grêmio na temporada seguinte. Titular na temporada, ficou marcado por fazer o gol que decretou o rebaixamento do Corinthians no saudoso estádio Olímpico.
Em 2008 perdeu espaço e foi emprestado para a Portuguesa onde foi o destaque como artilheiro da equipe no Brasileirão. Retornando ao Grêmio, realizou a pré-temporada e foi reintegrado ao time principal. Por perder muitos gols na Copa Libertadores 2009, ficou marcado pelo jornal espanhol Mundo Desportivo como “O pior atacante do Mundo.”
Maior artilheiro do Brasil
Foi o que Jonas precisava para virar a chave. No segundo semestre começou a empilhar gols e ficou famoso como uma das melhores duplas de ataque do Brasil com Maxi López. Na temporada foi ainda melhor, cravando recordes históricos no Grêmio e sagrando-se artilheiro do Gauchão e Brasileirão. Com 23 gols no Brasileirão, tornou-se o maior artilheiro do Grêmio em uma única edição da competição. Dessa vez atuando ao lado de André Lima, foi o maior artilheiro brasileiro da temporada empatado com Neymar com 40 gols.
Ao todo, Jonas marcou 78 gols em 148 jogos com a camisa tricolor. Mais gols que Jardel, Cuca, Ronaldinho Gaúcho, André Catimba e nada mais nada menos que Renato Portaluppi. Título, apenas o Gauchão 2010.
Em 2011, por uma bagatela de apenas 1,2 milhões de euros, se transferiu para a Espanha onde jogaria no Valência. Por lá, manteve a boa fase mas o técnico português Nuno Espírito Santo não morria de amores pelo brasileiro. Ficou famoso por anotar o segundo gol mais rápido da história da Liga dos Campeões, aos 10.96 segundos, contra o Bayer Leverkusen.
Dispensado em 2014, assinou em definitivo com o Benfica onde é ídolo.Empilhou gols e títulos por lá. Foram 7 títulos importantes, sendo 3 nacionais consecutivamente.
Grêmio homenageia Jonas
O Grêmio não esqueceu da data em que Mestre Jonas completa mais um ano de vida e postou em suas redes sociais a lembrança e os parabéns ao ex-jogador.
Há 39 anos, nascia o goleador Jonas! Defendeu o Grêmio em 148 jogos marcando 78 gols. Foi um dos craques do Brasileirão de 2010 e acabou artilheiro isolado com 23 gols. No mesmo ano, conquistou o Campeonato Gaúcho. Parabéns, mestre Jonas! pic.twitter.com/Wuav7prb4v
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 1, 2023