Há 41 anos, Baltazar marcava e Grêmio vencia jogo nos EUA
O ano de 1981 reservou ao Grêmio o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, conquistado sobre o São Paulo, no Morumbi. No entanto, outro jogo curioso marcou a vencedora temporada do Imortal: uma partida amistosa contra o Cosmos, dos Estados Unidos, no Giant Stadium, em Nova York.
Baltazar fez a diferença na terra do Tio Sam
Depois de ganhar o Brasileirão no dia 3 de maio, o Tricolor foi convidado para participar de muitos torneios ao redor do mundo, como a Copa El Salvador del Mundo, o Troféu Ciudad de Barcelona e o Troféu Ciudad de Valladolid. Vencedor das três competições, o Grêmio gozava de muito prestígio internacional, algo que lhe deu a oportunidade de jogar um amistoso contra o famoso Cosmos, equipe que havia contratado Pelé alguns anos antes.
Então campeão brasileiro, o Imortal confrontou o clube norte-americano no dia 30 de agosto de 1981, há exatos 41 anos, em pleno estádio rival. Embalado pelo recente título nacional, o Grêmio não tomou conhecimento do adversário e aplicou um sonoro 3 a 1, com gols de Paulo Isidoro, Héber e do centroavante Baltazar — que naquela altura já era chamado pelo nome de “Artilheiro de Deus”. Empurrado por cerca de 30 mil torcedores, o time local ainda descontou no final da partida.
Temporada acabou com a perda do Gauchão
Após o confronto amistoso, a equipe treinada por Ênio Andrade pôde concentrar as suas forças na disputa do Campeonato Gaúcho, que havia começado em junho e seria retomado no dia 3 de setembro, em um jogo contra o Armour, no Olímpico Monumental.
Entretanto, diante de um octogonal final muito disputado, o Tricolor acabaria ficando sem o título estadual de 1981, que foi conquistado pelo Inter com apenas um ponto de vantagem sobre o Grêmio.