Há 45 anos, Grêmio realizava a maior goleada da história do Estádio Olímpico
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Inativo desde o dia 17 de fevereiro de 2013, na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Veranópolis, pelo primeiro turno do Gauchão daquele ano, o Estádio Olímpico abrigou mais de mil jogos do Tricolor nos seus mais de 50 anos de história. Em todo o seu período como a casa do Imortal, o Velho Casarão foi palco de partidas memoráveis, servindo de caldeirão para o Tricolor construir as suas vitórias.
Uma delas, a com maior número de gols marcados pelo Grêmio, faz aniversário neste 31 de julho: 10 a 0 sobre o Pelotas, válido pela sexta rodada do decagonal final do épico Campeonato Estadual de 1977, ano em que o Imortal Tricolor viria a reconquistar a hegemonia do Rio Grande do Sul.
Treinado por Telê Santana, que ficou marcado por suas equipes ofensivas, o Grêmio anotou uma dezena de gols sobre o clube pelotense, estabelecendo a maior goleada da história do Estádio Olímpico. Os gols da equipe de Telê foram marcados por Eurico, Ancheta, Tarciso, Éder Aleixo (3x), Alcindo (2x) e Iura (2x).
Campeonato de 1977 marcou a história do Grêmio
Precisando quebrar uma sequência de oito anos de títulos regionais do Inter, o mítico presidente Hélio Dourado, então mandatário do Grêmio na época, mexeu-se no mercado e trouxe nomes como Telê Santana, André Catimba e Oberdan, que compuseram um dos melhores times da história do clube. O movimento deu certo, já que o Imortal Tricolor ficou com o título do Campeonato Gaúcho daquele ano, após um memorável GreNal no Olímpico ganho pelo Grêmio com um gol antológico do centroavante baiano André Catimba.
Para ilustrar a vocação ofensiva daquele histórico time, foi justamente neste ano que ocorreu a maior goleada da história em GreNais no Beira-Rio: um 4 a 0 para o Grêmio, válido pelo Campeonato Brasileiro, com gols de Yura (2x), Tadeu Ricci, Tarciso. Ou seja, após ganhar o título regional sobre o maior rival, o Tricolor ainda aplicou, dois meses depois, a maior goleada da história em GreNais disputados no estádio colorado.