Há 5 anos, Grêmio conquistava o primeiro dos seus últimos cinco Gauchões
Podendo conquistar o hexacampeonato do Gauchão contra o Caxias, hoje (8), na Arena, o Grêmio dava início a uma série de conquistas regionais há exatos 5 anos, no dia 8 de abril de 2018, ao vencer o primeiro título gaúcho dos últimos cinco conquistados em sequência.
Na ocasião, o adversário foi o Brasil de Pelotas, que sucumbiu ao Imortal na Arena, na primeira partida da final, por 4 a 0. Já na partida de volta, em Pelotas, realizada há 5 anos, o Tricolor voltou a golear o clube do interior, dessa vez por um placar de 3 a 0.
Com gols de Cícero, Alisson e Léo Moura, este foi o primeiro título do atual pentacampeonato conquistado pelo Grêmio. Além disso, foi a segunda taça levantada pelo clube gaúcho em 2018, sucedendo a Recopa Sul-Americana contra o Independiente, da Argentina.
Grêmio quase conquistou novamente a Libertadores
Então atual campeão da Copa Libertadores da América de 2017, o Grêmio chegou muito perto do tetracampeonato em 2018.
Após alcançar novamente a semifinal da competição, o Tricolor acabou eliminado pelo River Plate, da Argentina, em dois confrontos muito parelhos, marcados por polêmicas de arbitragem e escândalos de quebra de regulamento na partida de volta, na Arena.
No jogo de ida, no Monumental de Nuñez lotado, em Buenos Aires, na Argentina, o Imortal conquistou uma das grandes vitórias de sua história no torneio continental, quando saiu vencedor pelo placar de 1 a 0, com um gol do volante Michel no início do segundo tempo.
Apesar da pressão do time argentino, o jogador desviou de cabeça um cruzamento de escanteio para garantir o triunfo à equipe de Renato Portaluppi, que vinha de uma sequência fulminante após os títulos da Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017) e Recopa Sul-Americana (2018).
No entanto, na partida de volta, na Arena, o clube gaúcho acabou sendo superado por 2 a 1, de virada, fechando o ano de forma melancólica.