Últimas Notícias do GrêmioHistóriaJogadores

Há 86 anos, nascia um dos maiores goleiros da história do Grêmio

Há 86 anos nascia - um dos maiores goleiros - da história do Grêmio
Imagem: Reprodução/Twitter/Grêmio

Um arqueiro multicampeão pelo Grêmio

Há exatos 86 anos, nascia Alberto Silveira, um dos maiores goleiros da história do Grêmio, que se destacou na década de 1960. Desde Eurico Lara até Marcelo Grohe, a camisa 1 do Tricolor sempre foi um dos pontos fortes da equipe, com nomes lendários que criaram forte vínculo com a torcida.

Leia mais:

Renato solta o verbo contra polêmica com Fernando Diniz em nota; confira

URGENTE: Grêmio anuncia oficialmente a contratação de Soteldo

O arqueiro começou a carreira em pequenos clubes do Rio Grande do Sul, até se transferir, em 1963 para o Imortal, deixando seu nome registrado no time. O então atleta conquistou seis títulos gaúchos consecutivos, entre os anos de 63 e 68, além do extinto Campeonato Citadino de Porto Alegre em 64 e 65.

De acordo com o portal Terceiro Tempo, durante os anos 60, Alberto revezava a posição com o colega Arlindo, no elenco comandado pelo técnico Carlos Froner. Na época, algo curioso, o lado gremista tinha a defesa inteira composta por com jogadores começando pela letra A, ao lado dele: Altemir, Airton Pavilhão Áureo e Ortunho – apelidado de Artunho.

Em seu época gloriosa de goleiro, Alberto foi convocado para defender a Seleção Brasileira, junto de Pelé e outras estrelas. Uma partida em específico deve ter ficado em sua memória, quando foi titular do país em um jogo amistoso diante do México, no Estádio do Mineirão, ganhando ainda mais visibilidade e reconhecimento naquele tempo.

Alberto faleceu em Porto Alegre aos 74 anos, no dia 16 de novembro de 2012, vítima de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um AVC. Ao todo, com a camisa do Grêmio, reuniu 132 vitórias, 46 empates e 26 derrotas em 204 partidas disputadas, conseguindo um aproveitamento triunfante de 72.2% de aproveitamento.

Imagem destaque:  Divulgação/Flickr do Grêmio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo