Histórico do Grêmio na Copa do Brasil é de cair o queixo; confira
O belo histórico do Grêmio na Copa do Brasil
O Portal do Gremista, por meio de suas redes sociais, publicou um levantamento do histórico no Grêmio em toda a história da Copa do Brasil. O Tricolor é segundo maior vencedor da competição nacional, com cinco conquistas, somente atrás do Cruzeiro, que possui seis.
Leia mais:
Renato pediu e Grêmio vai renovar o contrato de destaque da temporada
Como anda a negociação de Bruno Henrique com o Grêmio?
Ao todo, o clube já disputou 199 jogos pela torneio de mata-mata, com 110 vitórias, 53 empates e 36 derrotas, balançando as redes 319 vezes e sofrendo 172 gols. A primeira taça levantada pelo Imortal foi no ano de 1989, e depois nos anos de: 1994, 1997, 2001 e 2016, sendo intitulado pentacampeão.
A primeira conquista veio em um lotado Estádio Olímpico Monumental, com gol do meia Cuca, na vitória de 2 a 1 sobre o Sport Recife. Cinco anos depois, com Felipão, em 1994, foi a vez da equipe passar por mais um nordestino, dessa vez pelo Ceará, com a bola na rede decisiva do atacante Nildo, o ‘bigodudo’ do Grêmio.
https://twitter.com/portaldgremista/status/1698721204033487144?s=20
Em 1997, sob o comando do técnico Evaristo de Macedo, foi o Maracanazo gremista, calando um Maracanã com mais de 90 mil flamenguistas. Na reta final da partida, lá estava o pé salvador de Carlos Miguel para empatar a partida e garantir o tricampeonato azul, preto e branco.
Em 2001, outra atuação guardada na memória dos torcedores do Tricolor Gaúcho, no Estádio do Morumbi. Diante do Corinthians, o time comandado por Tite deu um show de futebol sobre o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, vencendo os paulistas por 3 a 1 no jogo decisivo, fora de casa. Marcelinho Paraíba e Zinho foram os principais destaques daquela partida.
A última taça da Copa do Brasil conquistada foi em 2016, no início da era vitoriosa gerenciada pelo ídolo e técnico Renato Portaluppi. Naquele ano, o clube derrotou o Atlético-MG na partida de ida e garantiu um empate na volta, fazendo o Grêmio levantar a quinta taça da competição de mata-mata.