A importância do Brasileirão para o Grêmio: Como o desempenho na competição afeta o prestígio e a visibilidade do clube
O técnico Renato Portaluppi iniciou a temporada de 2023 sonhando alto no Grêmio. Sem deixar dúvidas, o ídolo apontou o desejo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, algo ainda inédito em sua carreira e que encerraria um jejum de 27 anos do Tricolor. A última conquista do Clube aconteceu em 1996, quando Ailton foi decisivo no confronto diante da Portuguesa, no Estádio Olímpico.
O que vale o Brasileirão para o Grêmio?
Apesar do sonho exposto, o comandante sabe muito bem as dificuldades de disputar o torneio e, em mais de uma oportunidade, já mandou a real para a torcida. Mesmo depois de 13 contratações realizadas pela gestão do presidente Alberto Guerra no primeiro semestre, Renato entende que o Imortal precisa de ainda mais qualidade para ter a capacidade de bater de frente com os principais adversários do país.
Título a parte, a disputa do Brasileirão afeta diretamente o Grêmio em muitas frentes. O desempenho na competição pode levar o Clube a voltar a disputar torneios internacionais, o que não acontece desde 2021. Principal reforço contratado para 2023, o uruguaio Luis Suárez assinou contrato inserindo um aditivo pela participação na Copa Libertadores da América em 2024, principal torneio do continente.
Além disso, após passar um ano de dificuldades com o rebaixamento à Série B, o Campeonato Brasileiro é de suma importância para os cofres. Em meio às discussões para a formação de uma nova liga no país, o Grêmio sabe muito bem o impacto que tem não estar na elite do futebol nacional.
Leia mais:
Arena divulga projeção de público para Grêmio x Fortaleza
Uma boa campanha no Brasileirão garante cada vez mais visibilidade aos clubes e a possibilidade de faturar alto, seja com premiações, participações em torneios ainda mais importantes e, como não pode deixar de ser, atrair cada vez mais investidores, patrocinadores e sócios. Empolgados ‘apenas’ com a contratação de Suárez, os torcedores já levaram o Tricolor a quase 100 mil associados, número que deve subir ainda mais caso o time apresente um bom desempenho.