Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

Inter admitiu que o Grêmio é Campeão do Mundo no GreNal das Faixas

Certamente, a rivalidade entre Grêmio e Internacional é uma das maiores do mundo e não é para menos, ambas equipes ostentam diversos títulos conquistados em sua história. Entretanto, algumas polêmicas são criadas por conta desta grande rivalidade e uma delas, é o título mundial do Grêmio. Após ter conquistado o Mundial de Clubes da FIFA em 2006, o Internacional e os colorados simplesmente desdenharam o Mundial conquistado em 1983, no Japão. Mesmo que a FIFA já tenha reconhecido o Grêmio como Campeão Mundial, muitos colorados ainda teimam em falar o contrário. O que grande parte da torcida vermelha não sabe, é que o Inter admite que o Grêmio já foi campeão do mundo e provaremos isso neste artigo, apresentando para vocês, o histórico GreNal das Faixas.

Além do reconhecimento da FIFA, um outro momento histórico da rivalidade GreNal comprova que o Inter admite que o Grêmio foi campeão do mundo em 1983. Para relembrarmos este momento, devemos voltar em 1984, quando gremistas e colorados puderam presenciar o famoso ”GreNal das faixas”.

É provável que você também goste:

Com aplausos e abraços, Grêmio e Inter se unem pela solidariedade

Napoli muda o alvo e Everton Cebolinha vira o plano B

Renato Portaluppi foi responsável pela realização do GreNal das Faixas

O motivo pelo qual foi realizado o famoso Grenal das Faixas, teve como motivo, dois grandes jogadores da dupla GreNal, Renato e Mauro Galvão. Após o título Mundial do tricolor gaúcho, Mauro Galvão, então zagueiro do Internacional, deu a seguinte declaração:

“Eles podem ser campeões do mundo, mas aqui no Estado mandamos nós”.

Após a provocação do jogador colorado, Renato Portaluppi pediu pessoalmente ao presidente do Grêmio ao então presidente do Grêmio, Dr. Fábio Koff, que o jogo de entrega das faixas fosse um GreNal. E foi o que ocorreu.

O resultado final, todos nós conhecemos, mas abaixo, você vai poder entender melhor como foi esta histórica partida realizada entre os dois clubes com maior rivalidade no Brasil. Mas uma coisa ficou clara para todos, Renato Portaluppi calou a boa de Mauro Galvão.

Inter admitiu que o Grêmio é Campeão do Mundo no GreNal das Faixas

A histórica partida ocorreu no dia 26 de janeiro de 1984 e se tratou de um amistoso entre os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. Mas não era um amistoso qualquer, na ocasião, o Grêmio entregaria a faixa de Tricampeão Gaúcho aos jogadores do Inter, enquanto os colorados, entregariam a faixa de Campeão do Mundo ao Grêmio. Por esta razão, ficou conhecido como GreNal das Faixas.

Algumas curiosidades interessantes sobre aquela partida devem ser relembradas, como por exemplo, o GreNal das faixas seria a primeira partida do Grêmio após a conquista do Mundial. Outro fato bastante curioso, é que o Inter contratou o jogador Mário Sérgio um dia antes do GreNal. Lembrando que Mário Sérgio havia sido campeão do mundo com o Grêmio. Claro que apesar disso, o jogador que agora defendia o Inter, também recebeu a faixa de Campeão do Mundo.

E como foi a partida?

Bem, dentro de campo, foi um verdadeiro passeio tricolor, com o placar final de 4 a 2 para o Grêmio. Os gols do Grêmio foram marcados por Osvaldo, Renato, Paulo César e Caio. A supremacia do Grêmio foi tanta, que o próprio treinador colorado, Dino Sani, deu uma polêmica declaração:

“Este amistoso não deveria ter saído”. Eu vinha dizendo que não se poderia esperar muito da equipe. Esta derrota não me surpreende. O time caiu muito no segundo tempo quando o Grêmio foi melhor e ganhou com justiça”.

Os jornais da época também exaltaram a vitória gremista:

Ficha técnica do jogo

GRÊMIO 4 X 2 INTERNACIONAL

Competição: Amistoso Estadual (Gre-Nal das faixas: Grêmio, Campeão Mundial x Internacional, Tricampeão Gaúcho)

Data: quinta-feira, 26/janeiro/1984

Horário: 21 horas

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre

Público: 15 268 pagantes

Grêmio

João Marcos, Raul (Casemiro), Baidek, De León, Paulo César, China, Osvaldo (Leandro), Bonamigo, Renato, Caio (César), Júlio César (Luis Carlos).

Inter

Gilmar, Alves, Mauro Pastor, Mauro Galvão, Beto, Ademir, Müller (Fernando), Ruben Paz, Sílvio (Milton Cruz), Geraldão (Kita), Silvinho.

Confira abaixo algumas manchetes sobre a partida na época:

Capa da Folha da Tarde

Inter marcou antes. Depois levou quatro. “CAMPEÃO MUNDIAL MASSACROU O TRI”

Folha da Tarde – p. 39

“Tri gaúcho não agüentou ritmo do campeão mundial” – O Grêmio no Gre-Nal das faixas ontem à noite no Estádio Olímpico, venceu com facilidade o Internacional por 4 a 2, realizando uma exibição de alta qualificação, principalmente no segundo tempo, quando o ponteiro-direito Renato e o meia-direita Osvaldo jogaram um futebol forte e objetivo.

Capa do Jornal Zero Hora

4 x 2- “GRÊMIO ARRASA NA FESTA DAS FAIXAS” – Muita festa e, depois muitos gols num Gre-Nal bonito e movimentado. O Inter se impôs no primeiro tempo mas foi dominado e goleado no segundo. Mário Sérgio, a atração da noite, vestiu a camisa do Inter mas recebeu a faixa de campeão do mundo e o carinho de seus ex-colegas.

Manchete da Contracapa do Jornal Zero Hora

“VIRADA GREMISTA NO CLÁSSICO: 4 x 2” – Sílvio colocou o Inter na frente, mas Osvaldo, Renato, Paulo César e Caio marcaram quatro gols para o Grêmio. O vexame só não aconteceu graças a Rubén Paz, que fez o segundo gol do Inter.

Jornal Zero Hora – p. 38

“Grêmio vira e faz quatro no Inter” – Foi um jogo de velocidade surpreendente para times em começo de temporada.

Coluna de Paulo Sant’Ana no Jornal Zero Hora – p. 44: “Só Grêmio goleia” – Renato acabou confirmando a sua promessa: “Eles vão sentir a força do Campeão do Mundo.” E se confirmou uma tradição de 30 anos: só o Grêmio goleia em Gre-Nal.

Jornal Zero Hora – p. 40

Renato quer jogar em outro planeta: Ao sair de campo, Renato foi um dos jogadores mais aplaudidos. Sorridente, atirando beijos para a torcida, Renato fez até uma ironia:

”Adversário agora só em outro planeta. Aqui na terra nós já passamos por todos. Vamos precisar de um ônibus espacial para nos levar até um outro planeta para disputar um campeonato diferente.”

E então, tem ainda como dizer que o Grêmio não é Campeão do Mundo?

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais