De Leandro a Araújo: Confira as 60 joias lançadas por Renato Portaluppi no Grêmio
Renato Portaluppi já lançou mais de 60 jovens ao profissional
Além dos inúmeros títulos levantados, o legado de Renato Portaluppi no Grêmio também será lembrado pelas oportunidades proporcionadas aos jovens talentos da base do clube. O treinador marcou um feito notável quando Josué, um volante de apenas 18 anos, entrou em campo na derrota contra o Athletico-PR, tornando-se o 60º jogador lançado por Renato no time principal.
Ainda, na sequência, diante do São Paulo, o jogador número 61º foi o Araujo. Ou seja, esses dados são o reflexo de que oportunidades não faltam quando se trata de lançar jovens ao profissional.
A temporada 2023 se destaca como a segunda em que mais jovens oriundos das categorias de base tiveram chances de mostrar seu talento. Embora o ano de maior número de estreias tenha sido em 2021, nesta temporada, o Tricolor Gaúcho optou por dar descanso a algumas peças do time principal, proporcionando aos jovens jogadores a oportunidade de atuar no Gauchão.
Sob a liderança do técnico Renato, vários jovens talentos não apenas brilharam tecnicamente em campo, mas também contribuíram significativamente para o Grêmio por meio de transferências. Nomes como Arthur, Pedro Rocha, Everton, Pepê e, mais recentemente, Bitello, são exemplos notáveis de jogadores que começaram nas categorias de base sob o comando de Renato e mais tarde se tornaram ativos valiosos para o clube em diferentes contextos.
O trabalho do técnico não apenas moldou o presente do Imortal, mas também preparou o terreno para um futuro promissor, deixando uma marca indelével na história do clube.
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio