Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoEspeciais

Jornada de sucesso: Como o Grêmio saiu da Série B 2022 para a Libertadores 2024?

Grêmio Brasileirão 2023
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Como o Grêmio saiu da Série B diretamente para a Libertadores

O Grêmio realizou uma temporada de sucesso em 2023. Logo após retornar da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Gaúcho se recolocou entre os grandes do país e brigou até o fim pelo título nacional. Sem a taça, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi terminou como vice-campeã e garantiu vaga na Copa Libertadores da América de 2024.

Leia mais:

URGENTE: Grêmio quer contratar Rafael Carioca; torcida reage na web

Bahia entra na disputa por badalado atacante do Grêmio; saiba quem

Com a grande campanha, o Imortal repetiu um feito que havia alcançado em 2006. Na oportunidade, depois de passar pela Batalha dos Aflitos no ano anterior para retornar à primeira divisão, a equipe alcançou a sexta posição no Brasileirão para chegar até o torneio sul-americano. Na Libertadores de 2007, o Grêmio ‘bateu na trave’ ao ser derrotado pelo Boca Juniors, na decisão.

A temporada de sucesso realizada em 2023 teve seu planejamento iniciado ainda em 2022. Na reta final do ano passado, Alberto Guerra venceu a eleição contra Odorico Roman e foi o escolhido para substituir Romildo Bolzan Júnior na presidência.

Mesmo com problemas financeiros e a obrigação de cortar gastos e reduzir custos, a nova diretoria pensou grande no mercado da bola e contratou o centroavante Luis Suárez. Com a ajuda de parceiros, o Tricolor Gaúcho trouxe para Porto Alegre o quarto maior artilheiro em atividade no mundo. O uruguaio deu conta do recado, e terminou a temporada com números espetaculares.

Embalado pela contratação de Suárez, mas também marcado pelas saídas de alguns jogadores, principalmente medalhões que estavam há anos no Clube, percebendo altos salários e entregando baixo rendimento, o Grêmio venceu dois títulos no primeiro semestre: a Recopa Gaúcha e o Campeonato Gaúcho.

Na janela de transferências do meio do ano, o técnico Renato Portaluppi insistiu por grandes contratações, mas a situação financeiro do Imortal não permitiu altos investimentos. Sem os nomes ideais, o comandante foi obrigado a buscar alternativas e encontrou soluções ao alterar, mais de uma vez, a forma de seu time atuar.

Em busca do hexacampeonato da Copa do Brasil, o Grêmio chegou até a semifinal, após eliminar equipes com Bahia e Cruzeiro, mas acabou caindo diante do Flamengo.

Já no Campeonato Brasileiro, o Clube sempre se manteve na parte de cima da classificação. Entre altos e baixos, reclamações com a arbitragem e alguns tropeços, como diante do Corinthians, em casa, que impediram a equipe de ir ainda mais além, o Tricolor encerrou o Brasileirão com o honroso segundo lugar e a projeção de chegar mais longe em 2024.

Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo