Jornalista aponta o grande desafio no Grêmio na Série B
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Em busca da sua segunda vitória fora de casa na competição nacional, o Grêmio enfrenta nesta terça-feira (26) a Chapecoense, às 18h30, pela 21ª rodada da Série B. Na terceira colocação da tabela de mandantes com 25 pontos, o Tricolor Gaúcho não repete os mesmos resultados fora de casa.
Como visitante, o clube gaúcho está um pouco atrás, em quinto, mas com números preocupantes: apenas uma vitória (contra o Operário, na quarta rodada) em dez jogos disputados longe da Arena. Os empates, entretanto, mantêm o Grêmio perto da ponta na classificação dos visitantes. Ao todo, foram oito no total, com apenas uma derrota sofrida, o que resulta em 11 pontos ganhos fora de Porto Alegre.
Vale ressaltar que o Tricolor conquistou 22 pontos nos últimos 30 disputados, seja como visitante ou mandante. Entretanto, falta ao Grêmio mais vitórias fora de casa, o que colocaria o Imortal mais próximo do Cruzeiro na tabela de classificação geral (e de visitantes).
O clube mineiro é o primeiro colocado na Série B com 45 pontos, nove a mais que a equipe de Roger Machado. No quesito visitantes, a Raposa também está em cima da tabela com 15 pontos ganhos, um a menos que a líder Chapecoense.
Ganhar fora de casa facilita o acesso do Grêmio
Nesse sentido, na opinião do jornalista Leonardo Oliveira, do Grupo RBS, falta ao Grêmio ultrapassar a sua grande fronteira neste campeonato, que é justamente as vitórias como visitante. Em sua coluna em GZH, o jornalista destacou que os triunfos fora de casa diminuem as chances de sustos, encurtando a caminhada do Imortal de volta à elite.
“Essa fronteira é a vitória fora de casa. Até agora, o Grêmio só venceu o Operário, em Ponta Grossa. É verdade que perdeu apenas uma vez, para o Cruzeiro — aliás, essa é a última derrota do time. Mas também é verdade que colecionou empates. São oito, alguns deles de causar calafrios na torcida, como o de Brusque ou aqueles contra Bahia e Vasco, nos quais escapou por centímetros e pelas traves de perder. A matemática do acesso, é verdade, aponta vitórias em casa e empates fora como fórmula padrão. O Grêmio até conseguiu, a partir da metade do turno, cumpri-la. Mas é preciso resgatar como visitantes pontos perdidos em casa, como aqueles deixados contra a própria Chape e o Criciúma”, opinou o jornalista.
Chance de ouro contra o pior mandante
Para voltar a vencer fora de casa, o Grêmio conta com uma estatística a seu favor: a Chapecoense, adversária desta terça-feira (26), é o time de pior campanha dentro de seus domínios. O clube de Santa Catarina tem apenas seis pontos ganhos, com uma vitória, três empates e cinco derrotas, contrastando com a sua campanha fora de casa, onde lidera com 16 pontos ganhos.