Lei do Mandante abre brecha e torcedor poderá gastar fortuna para ver jogos do Grêmio
A Lei do Mandante foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União, fazendo com que esteja valendo. A partir de agora, o direito de transmissão das partidas passa a ser apenas do mandante. Não é necessário que a empresa de transmissão tenha contrato com os dois times e isso pode ser péssimo para o torcedor do Grêmio.
Não apenas para o torcedor gremista, aliás, mas para todos. Atualmente, o Brasileirão é transmitido na TV aberta pela Globo, onde todos os times possuem contrato. No SporTV e na TNT para a televisão fechada. E ainda, no Premiere, onde somente o Athletico-PR não tem vínculo, deixando jogos sem transmissão.
Na prática, a nova lei vai acabar com os apagões. Mas, alguns clubes pequenos podem ganhar ainda menos com a venda dos direitos televisivos. Um clube que sobre para a Série B, por exemplo e praticamente não tem torcida, deve encontrar dificuldades para negociar seus jogos.
Lei do Mandante pode fazer o torcedor gastar uma fortuna
O grande problema da Lei do Mandante é que praticamente qualquer empresa de mídia poderá exibir jogos, desde canais no YouTube, Twitch e televisão. Imagina plataformas como Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Disney+, canais dos times no YouTube, cada uma delas tendo contrato com um clube.
O torcedor poderá fazer uma assinatura mensal para ver as partidas do seu time, mas e dos rivais? Vai ter que pagar um valor por cada um dos jogos! É um cenário bem negativo, além da dificuldade de saber em que plataforma determinado jogo será exibido.
Enfim, a Liga dos Clubes está sendo criada justamente para negociar o direito de exibição dos jogos de maneira conjunta. Assim, as emissoras e plataformas interessadas terão pacotes que poderão adquirir. Se isso acontecer mesmo, evitará o problema citado nesse texto.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA