Últimas Notícias do GrêmioEspeciaisHistóriaJogadores

Lenda do Grêmio e representado na estrela: conheça a história de Everaldo

Lenda do Grêmio e representado na estrela: conheça a história do ícone Everaldo
Imagem: Reprodução/Terceiro Tempo/Uol

O nome que deu uma estrela ao escudo do Grêmio: Everaldo

Neste 11 de setembro de 2023, Everaldo, um dos maiores ídolos da história do Grêmio completaria mais um ano de vida, 79 anos. Por meio de suas redes sociais, o Tricolor relembrou os principais feitos conquistados pelo lateral esquerdo, tanto com as três cores como pela Seleção Brasileira.

Leia mais:

Mais um jogador do Grêmio pode ser negociado em 2024; saiba quem

Entenda como famoso jogador da Holanda se ‘apaixonou’ pelo Grêmio

O atleta chegou ao Imortal na base do clube em 1957, ficando durante sete anos nas categorias juvenis. Em 1964, quando chegou no profissional, mal ele sabia que iria marcar uma vitoriosa trajetória jogando em Porto Alegre e defendendo o azul, preto e branco do time.

Por conta de suas atuações de destaque nos anos 60, foi chamado para defender o Brasil e por lá representou com honra o manto da ‘amarelinha’. Na Seleção, Everaldo conquistou a Copa Rio Branco em 1967, disputou as Eliminatórias em 1969 e foi titular absoluto na campanha do país na lendária Copa do Mundo de 70, disputada no México. Foi o primeiro atleta de uma equipe gaúcha a vencer um Mundial, e por isso em sua homenagem, o Grêmio hoje tem uma estrela dourada em seu escudo.

Pelo Tricolor Gaúcho, sendo conhecido por seu jogo simples, mas de enorme eficiência e com grande poderio na marcação, foi tricampeão gaúcho, nos anos de 1966, 1967 e 1968. Nos prêmios individuais, esteve na Bola de Prata da Revista Placar de 1970 e no Belfort Duarte de 72. A primeira premiação por conta de suas atuações em campo e a segunda pela lealdade defensiva nas quatro linhas.

Um fato curioso de sua carreira aconteceu três meses depois do Belfort de 72, quando deu um soco no rosto do árbitro José Faville Neto. Por conta do ocorrido, Everaldo ficou suspenso de qualquer partida oficial por um ano. O jogador encerrou sua carreira no Grêmio em 1974, com 373 partidas disputadas e marcando seu nome na história gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo