Liga Única? O movimento do Flamengo que deve afetar o Grêmio
Representantes dos clubes da Série A encontraram-se em reunião na CBF

Flamengo convoca reunião com representantes de clubes da Série A
O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, não esteve com a delegação no interior de Minas Gerais, onde o clube disputou a segunda fase da Copa do Brasil contra o Athletic Clube. A partida terminou com o Tricolor classificado, mas de uma forma bastante constrangedora.
A ausência do dirigente se deu por motivos de agenda. Na terça feira, ele e mais alguns dirigentes da Libra, como Leila Pereira, fizeram uma reunião com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Nesta quarta-feira, aconteceu o Conselho Técnico do Brasileirão, na sede da CBF no Rio de Janeiro. Estiveram presentes os representantes dos clubes da Série A e Série B da competição.
Em 2022, os clubes brasileiros se dividiram em dois blocos, o que impediu a criação de uma Liga Única para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão. Recentemente, no entanto, Libra – do Grêmio – e Liga Forte União (LFU) – do Internacional – têm demonstrado maior alinhamento em relação a temas estratégicos.
Os primeiros avanços ocorreram com a negociação conjunta dos direitos internacionais do Campeonato Brasileiro para o ciclo 2025/2029. Posteriormente, os dois grupos atuaram em conjunto na busca por acordos relacionados aos direitos de transmissão da Série B.
Leia mais
Os 3 jogadores que viram dúvidas de Quinteros para o GreNal 446
Coluna PG | Quinteros tem três dias para resolver um problema crônico no Grêmio
Na quarta-feira (12), representantes dos clubes da Série A de ambas as ligas participaram de uma reunião organizada pelo Flamengo, no Rio de Janeiro, para definir um posicionamento comum antes do Conselho Técnico do Brasileirão, convocado pela CBF no mesmo dia.
Durante o encontro, além da discussão sobre o regulamento do campeonato, foram debatidos três temas principais:
- Fortalecimento do Conselho Nacional de Clubes – Órgão criado pela CBF para tratar dos interesses comerciais dos clubes e das receitas geradas pelo Brasileirão.
- Criação de um sistema de Fair Play Financeiro – Regulamentação para garantir maior equilíbrio financeiro entre as equipes.
- Definição do tipo de gramado – Proposta para que a grama natural seja adotada como padrão nos estádios das Séries A e B.
No Conselho Técnico, as representações dos clubes também foram reorganizadas. Pela LFU, Fortaleza e Internacional permaneceram como membros, e o Vasco foi indicado para ocupar a vaga do Fluminense. Pela Libra, o São Paulo manteve sua posição, enquanto o Flamengo substituiu o Atlético-GO.
A participação do Flamengo na estrutura representa uma mudança, já que o clube anteriormente se posicionava contra a unificação dos grupos. Com o fortalecimento do Conselho Nacional de Clubes, pode acontecer de vermos a união das duas Ligas nos próximos anos.
Clubes da Libra e da LFU na Série A 2025
LFU: Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Juventude, Fluminense, Mirassol, Sport e Ceará.
Libra: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.