Luis Suárez anuncia aposentadoria: “É a hora certa”
Idolo do Grêmio fez comunicado em entrevista coletiva
Suárez anuncia despedida da seleção uruguaia em duelo contra o Paraguai
O futebol uruguaio está prestes a presenciar o fim de uma era. Luis Suárez, um dos maiores ídolos da história da Celeste, anunciou que se despedirá da seleção após o jogo contra o Paraguai, nesta sexta-feira, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. Em uma emocionada entrevista coletiva, o atacante de 37 anos, ex-Grêmio, comunicou sua decisão de encerrar uma trajetória marcada por conquistas e recordes.
Maior artilheiro da história da seleção uruguaia, com 69 gols em 142 partidas, Suárez revelou que a decisão de se aposentar da equipe nacional foi amadurecida nos últimos meses. O anúncio vem pouco tempo depois de seu companheiro de longa data, Edinson Cavani, também se despedir da Celeste.
“Eu estava analisando isso. É a hora certa, é muito difícil. Posso jogar o último jogo pela seleção com tranquilidade, vou jogar com o mesmo entusiasmo do meu primeiro jogo em 2007”, disse Suárez, visivelmente emocionado.
Leia mais
STJD toma decisão sobre caso de interferência em jogo do Grêmio no Brasileirão
Tem lugar no Grêmio? Lateral rescinde com clube e fica livre no mercado
Desde sua estreia em 2007, Suárez deixou uma marca indelével no futebol uruguaio. Ele foi protagonista em campanhas memoráveis, como a chegada às semifinais da Copa do Mundo de 2010 e a conquista da Copa América em 2011. No entanto, os últimos anos foram desafiadores, com o jogador lidando com dores crônicas nos joelhos e perdendo a titularidade para Darwin Núñez.
Embora tenha ficado fora das primeiras convocações de Marcelo Bielsa após a Copa do Mundo de 2022, Suárez retornou à seleção em novembro do ano passado. Participou da Copa América, onde disputou quatro jogos e marcou seu último gol pela seleção, contra o Canadá, na disputa pelo terceiro lugar.
A despedida de Suárez acontecerá no icônico Estádio Centenário, em Montevidéu, às 20h30 nesta sexta-feira, em um duelo crucial para as ambições do Uruguai nas eliminatórias. A Celeste ocupa a segunda posição, com 13 pontos, dois a menos que a líder Argentina.