Há 62 anos da maior vitória do Grêmio na história dos Eucaliptos
Dono de 12 títulos do Campeonato Gaúcho em 13 edições disputadas, o Grêmio montou uma máquina de time entre as décadas de 1950 e 1960. Comandado especialmente por Oswaldo Rolla, o Foguinho, o Tricolor possuía nomes míticos como Airton Pavilhão, Ênio Rodrigues, Ortunho, Gessy, Marino, Milton Kuelle, Juarez e Vieira.
Embalado por um grande esquadrão, Tricolor conquistou muitos títulos e vitórias emblemáticas neste período. Em uma delas, em um clássico GreNal disputado pelo Campeonato Citadino de 1960, o Imortal aplicou a sua maior goleada na história dos Eucaliptos, antigo estádio do Inter. Foi no dia 21 de agosto daquela temporada, há exatos 62 anos, em um jogo que ficou marcado na memória dos torcedores.
Vindo de quatro conquistas seguidas do torneio da cidade de Porto Alegre, o Grêmio mostrou-se arrasador, vencendo o tradicional rival pelo placar de 5 a 1, com gols de Juarez (2), Marino, Gessy e Vieira. Mesmo fora de casa, a equipe treinada por Foguinho manteve a sua forma ofensiva de jogar, conquistando, semanas depois, o pentacampeonato citadino, que naquela época servia para apontar o representante da capital no Gauchão.
Curiosamente, este foi o último torneio metropolitano a dar vaga ao Campeonato Gaúcho, pois a competição regional mudou de formato a partir de 1961, passando a agregar equipes de todo o Rio Grande do Sul, inclusive mais de uma por região e cidade.
Grêmio: conquista citadina de 1960 ajudou a construir a era gremista dos “12 em 13”
Após o título do pentacampeonato de Porto Alegre, o Grêmio classificou-se para o certame estadual de 1960, acabando por conquistar também o seu quinto Gauchão consecutivo, após um quadrangular final disputado contra Pelotas, Nacional e 14 de Julho. Vale ressaltar que, tirando a edição de 1961, o Imortal conquistou todos os Campeonatos Gaúchos de 1956 até 1968, acumulando um recorde até hoje nunca alcançado.