Mano cria nova estratégia para resolver problemas defensivos do Grêmio
Tricolor sofreu 30 gols em 24 jogos na temporada

A estratégia de Mano para arrumar a defesa do Grêmio
O técnico Mano Menezes já definiu o caminho para tentar corrigir os problemas defensivos do Grêmio: marcação por zona. Desde sua chegada, o treinador abandonou o modelo de perseguições individuais adotado por Gustavo Quinteros. Para ele, a mudança é fundamental, mas ainda enfrenta resistência natural do elenco do Tricolor, que segue reproduzindo comportamentos do sistema antigo.
“Há mais tempo, o Grêmio jogava com perseguições, e isso fica muito no imaginário do jogador, que está acostumado a fazer dessa maneira. Quando você começa a trabalhar com uma ideia de zona de posicionamento, toda a equipe precisa fazer junto esse comportamento para que as coisas funcionem bem. É só desta maneira que se resolve isso”, disse o treinador.
Leia mais
Time inspirado no Grêmio elimina Cristiano Ronaldo na Champions da Ásia
Mano Menezes volta a dar indireta sobre o trabalho de Quinteros
No pouco tempo de treino que tem tido no CT Luiz Carvalho, Mano vem insistindo no ajuste de posicionamento dos jogadores sem a bola. A ideia é ocupar os espaços certos do campo e impedir que os adversários encontrem brechas, especialmente pelos lados, como aconteceu nos dois primeiros gols do CSA.
“Um bom enfrentamento de um contra um inicia com bom posicionamento. Se você está mal posicionado, você já sai atrasado, dá muita vantagem ao adversário e dificulta mais as coisas. Existem lugares sagrados de posicionamento no futebol. (…) Temos que ter paciência e sustentar o posicionamento. É isso que a gente precisa resolver”, completou Mano.
Na atual temporada, o Tricolor sofreu 30 gols em 24 jogos na temporada. Apenas no recorte com o novo treinador, são três partidas disputadas e seis gols sofridos.