Grêmio reage no Brasileirão com Mano Menezes e já tem aproveitamento superior ao G7
Confira os números do Imortal com Mano Menezes

Desde a chegada de Mano Menezes, Grêmio soma 57% de aproveitamento e mostra evolução clara no Campeonato Brasileiro
O empate por 1 a 1 com o Corinthians, na Arena, não era o resultado que o torcedor do Grêmio esperava, mas também não pode ser encarado como retrocesso. O ponto somado diante do rival paulista manteve a curva de recuperação do Tricolor no Campeonato Brasileiro desde a chegada de Mano Menezes ao comando técnico da equipe.
Contratado no final de abril para substituir Gustavo Quinteros, Mano assumiu o time na penúltima colocação da tabela. Agora, com a pausa para o Mundial de Clubes, o Grêmio aparece na 11ª posição, mostrando sinais concretos de evolução. Em sete jogos com o novo treinador, o time conquistou três vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota, alcançando um aproveitamento de 57% — índice que, se considerado isoladamente, colocaria o clube à frente do Atlético-MG, atual 7º colocado com 55%.
— O aproveitamento da equipe é próximo de 60% no Campeonato Brasileiro. Isso já daria uma condição de estar em uma colocação melhor, mas temos que descontar esse atraso inicial que aconteceu e por isso houve a troca no trabalho. Então, não temos que olhar para trás, temos que olhar para o corte — analisou Mano Menezes.
Leia mais
Sem Adryelson, Grêmio negocia com 2 zagueiros no mercado
Grêmio hoje: Mano defende Pavón, proposta por Adryelson e Raphinha gremista
Evolução sob nova direção
Os números comprovam a mudança de desempenho. Sob o comando de Mano, o Grêmio marcou sete gols e sofreu cinco, com equilíbrio entre defesa e ataque. Já com Quinteros, o desempenho foi bem inferior: em quatro partidas, apenas uma vitória, três derrotas, três gols marcados e nove sofridos — aproveitamento de apenas 25%.
Antes da estreia de Mano Menezes, a equipe ainda foi comandada interinamente por James Freitas no clássico Gre-Nal, que terminou empatado em 0 a 0.
Oscilação nas Copas
Apesar da recuperação no Brasileirão, o Grêmio acumulou frustrações nas demais competições da temporada. Foi eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo CSA e terá que disputar a repescagem da Copa Sul-Americana após a parada para o Mundial de Clubes.
Desempenho do Grêmio em 2025 por treinador
Com Mano Menezes
-
7 jogos
-
3 vitórias, 3 empates, 1 derrota
-
7 gols marcados, 5 sofridos
-
Aproveitamento: 57%
Com Gustavo Quinteros
-
4 jogos
-
1 vitória, 3 derrotas
-
3 gols marcados, 9 sofridos
-
Aproveitamento: 25%
Foco no retorno e em reforços
A expectativa é que o Tricolor utilize a pausa do calendário para reforçar o elenco e manter a evolução técnica apresentada nas últimas rodadas. Com a janela de transferências prestes a abrir, a diretoria gremista trabalha nos bastidores para oferecer novas opções a Mano Menezes e consolidar o time na parte de cima da tabela.