Matemática é favorável ao Grêmio na tabela. Entenda a situação!
Rebaixamento parece ter ficado mais distante do Tricolor
Grêmio tem grades chances de classificação em outra competição
As contas estão a favor do Grêmio, e a matemática pode ser a chave para a equipe de Renato Portaluppi garantir uma vaga na Copa Sul-Americana em 2025. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, especialista em análises de probabilidades no futebol, as chances de rebaixamento do Tricolor são mínimas, apenas 5,4%. Atualmente, o Grêmio ocupa a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, somando 38 pontos.
Título? Não tem como. Libertadores? As chances são remotas
Os números mostram que, se o Grêmio mantiver seu desempenho, a classificação para o G-6 da Libertadores parece distante. Com apenas 0,2% de probabilidade, o Tricolor precisaria vencer todos os seus jogos restantes, totalizando 59 pontos. Mesmo assim, a pontuação necessária para uma vaga direta é elevada: o São Paulo, último no G-6, já soma 51 pontos e deve alcançar 61. O cenário se complica ainda mais se a zona de classificação se expandir para um G-8, dependendo dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.
Comentarista debate sobre ano do Grêmio e projeta retorno de Edenilson aos titulares
Sul-Americana é a meta mais viável
No entanto, a Sul-Americana é uma possibilidade concreta. As probabilidades indicam que o Grêmio tem 59,5% de chances de estar presente na competição em 2025. Para garantir a classificação, a equipe precisa somar ao menos 47 pontos; ou seja, precisa conquistar mais 9 dos 21 pontos restantes. Se conseguir 15 pontos, a classificação será matematicamente garantida.
E o rebaixamento?
Embora a campanha não seja a esperada, a chance de rebaixamento é de apenas 5,4%. Com 48 pontos, a permanência matemática estará assegurada. Portanto, a preocupação com a queda deve ser reduzida, enquanto a Sul-Americana se mostra como um alvo palpável para o futuro.
COLUNA PG | Saiba quando Grêmio deve decidir sobre Soteldo
Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA
Um Comentário