Mercado: quais foram as principais contratações do Grêmio em 2004?
Imortal apostou na base e em nomes comuns
O início de 2004 trouxe um alívio para os torcedores do Grêmio. Quase rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2023, o Tricolor entrou no ano com um time aparentemente consolidado, apostando em algumas revelações da temporada anterior.
Leia mais:
BOMBA: Funes Mori define futuro e destino será longe do Grêmio, crava jornalista
Últimas do Grêmio: Villasanti FORA, reapresentação definida, Facundo Pellistri e mais
No entanto, o Grêmio sofreu perdas significativas, como os experientes Danrlei, Anderson Lima, Roger, Gilberto, Gavião, Tinga e Caio. Além disso, as reposições foram modestas, com destaque para o goleiro paraguaio Tavarelli, os volantes Cocito e Felipe Melo, e o atacante Fábio Pinto, ex-Inter, que retornava do futebol europeu.
Além deles, figuraram como titulares durante o ano os laterais Michel, Michel Bastos e o meia-atacante Rico, emprestado pelo São Paulo. Na área técnica, o treinador Adílson Batista começou o ano após salvar o Grêmio do rebaixamento em 2003.
Ademais, jogadores como Claudiomiro, Baloy, Leanderson, Elton, Bruno e Guilherme Weisheimer também permaneceram. No ataque, o indiscutível centroavante Christian, grande destaque do Tricolor Gaúcho na temporada passada, teve a parceria de Fábio Pinto, do jovem Marcelinho, de apenas 17 anos, que demonstrou grande habilidade no final do ano anterior, e de Cláudio Pittbull, revelado pelo Imortal.
Reforços não ajudaram o Grêmio a permanecer na elite
Nada disso, entretanto, serviu de alguma coisa, já que o Tricolor acabou, dessa vez, rebaixado de fato para a Série B do Brasileirão. Com uma campanha terrível no campeonato nacional, tendo trocado de treinador três vezes, o clube gaúcho precisou jogar a Segunda Divisão em 2005.
Para sorte dos gremistas, o clube gaúcho conseguiu retornar à Primeira Divisão em 2006 após a épica Batalha dos Aflitos, que entrou para a história do futebol como um dos jogos mais incríveis de todos os tempos.
Imagem de destaque: José Doval/Agência RBS
Um Comentário