Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Morre André Catimba, craque do Grêmio nos anos 70

Ex-jogador estava com 74 anos

- Publicidade -

Morreu nesta quarta-feira (28) o ex-atacante André Catimba, autor do gol que deu o título do Campeonato Gaúcho de 1977 para o Grêmio. Ele ficou ainda mais famoso pela celebração, foi tentar dar uma cambalhota e acabou caindo antes de completar. Também foi ídolo do Vitória, justamente dois times que jogaram na terça-feira (27).

- Publicidade -

Carlos André Avelino de Lima estava com 74 anos e morava na Bahia. Sua família não divulgou a causa da morte. Aliás, ele apresentava problema nas cordas vocais e há pouco tempo passou por uma traqueostomia.

André Catimba foi contratado pelo Grêmio exatamente em 1977, quando estava com 30 anos. Ficou no Rio Grande do Sul até 1979 e teve seu nome marcado na história do clube pelo título estadual, em uma época que o Campeonato Gaúcho tinha muito mais importância do que hoje.

Não foi um título qualquer, o Colorado estava na maior sequência de títulos da história, enfileirando oito taças consecutivas. A equipe era comandada por Telê Santa e bateu o rival para erguer o troféu novamente.

No Twitter o Grêmio se despediu do jogador:

- Publicidade -

“Perdemos hoje um dos grandes heróis da nossa história. André Catimba vestiu nossas cores nos anos 70 e tornou-se imortal na conquista do título Gaúcho de 1977, bem como por sua tentativa de cambalhota para comemorar o gol da vitória. Descanse em paz, Catimba.”

André Catimba foi fundamental para o Grêmio

André Catimba jogou no Grêmio em uma época que o futebol brasileiro era dominado pelo Internacional. Mesmo assim, venceu o Gauchão em 1977 e 1979. Além do Grêmio, jogou em times como Bahia, Argentinos Juniors e Vitória.

Até hoje nenhum time conseguiu ganhar oito títulos seguidos no Gauchão, o Grêmio está com quatro. Caso não fosse o gol dele naquele 25 de setembro, possivelmente o rival teria ampliado a hegemonia.

- Publicidade -

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Reprodução / RBS TV

- Publicidade -

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.