Últimas Notícias do GrêmioCampeonato

Mundial do Inter vai virar “Intercontinental” e buga cabeça dos colorados

Com a criação do formato Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que será realizada pela primeira vez a partir de 2025, com 32 clubes, e será disputada de quatro em quatro anos, a entidade que rege o futebol decidiu transformar o atual formato do “Mundial de Clubes” anual em uma “Intercontinental”, de acordo com o jornalista italiano Tancredi Palmeri, da Gazetta Dello Sports.

Isto porque, segundo o comunicador, a Fifa decidiu implementar um torneio anual, nos anos em que não houver o formato Copa do Mundo de Clubes, com um esqueleto praticamente idêntico ao do “Mundial de Clubes” atual, que foi consolidado a partir de 2005 em substituição ao seu formato antigo (Copa Intercontinental).

Neste modelo, os campeões da Champions League estarão diretamente na final, como acontecia na Copa Intercontinental realizada entre 1960 e 2004. Já os sul-americanos, que ultimamente vêm encontrando problemas na competição, enfrentarão outros continentes num playoff classificatório para a final.

Com isso, muitos colorados passaram a não entender o real significado da conquista de 2006, que começará a ser tratada como um torneio “intercontinental” pela máxima entidade do futebol, já que possuirá formato semelhante ao novo certame anual.

Entidade reconhece os títulos mundiais de 1960 até 2004

Vale ressaltar que a Fifa reconhece todos os times europeus e sul-americanos que ganharam a Copa Intercontinental (antigo Mundial de Clubes) entre 1960 e 2004 (e apenas nesse período) como campeões do mundo.

Também é importante lembrar que em 2005, com a organização direta da Fifa, o Mundial Interclubes antigo acabou sendo absorvido pelo formato atual, sendo um modelo continuação do outro. Isto porque, além da mesma sede, o Japão, também foi incorporado o mesmo patrocinador (Toyota) e os clubes sul-americanos e europeus passaram a entrar diretamente na semifinal, só podendo se enfrentar na final, como no formato antigo da Copa Intercontinental.

Por conta disso, a entidade reconhece todos os títulos mundiais de 1960 até 2004, apesar de não promover a unificação estatística com os torneios pós 2005.

Grêmio conquistou o mundo em 1983, muito antes do Inter nascer

Campeão da América e do Mundo desde 1983, o Imortal foi o pioneiro em ambos os feitos no estado do Rio Grande do Sul. Por conta disso, é amplamente conhecido por todos no futebol que o Inter, maior rival do Grêmio, nasceu somente em 2006. A flauta diz respeito também ao nome do Colorado, que só foi conquistar um título internacional 23 anos depois do Tricolor.

Daniel Vidal

Gremista jornalista formado no Olímpico Monumental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo