Museu do Grêmio precisou de pesquisa minuciosa para descobrir algo inacreditável
Museu do Grêmio busca encontrar feito histórico
Hoje, sexta-feira (15), o Grêmio completa 120 anos de histórias e conquistas que marcaram o futebol brasileiro e sul-americano. Vários feitos do Tricolor estão estão na memoria de milhões de torcedores, inclusive de outros clube do Brasil. No entanto, alguns momentos históricos estão “perdidos” por ai e, para isso, o Museu do Grêmio trabalha arduamente para encontra-os, principalmente um em específico.
Leia mais:
Últimas do Grêmio: efeito suspensivo conquistado, atacante na mira do PSG, Rodrigo Ely e mais
Até então, nenhum gremista sabe qual o autor do primeiro gol em todos os seus 120 anos, e o Museu trabalha dia e noite tentando descobrir tal acontecimento. A história de uma instituição tão longeva não é contada de forma linear, sempre alguns detalhes são esquecidos ou perdidos no árduo caminho. Quando olha de forma mais detalhista, a história de qualquer clube é repleta de lacunas, o que é quase inevitável.
A respeito do trabalho feito para encontrar determinadas informações, Lusiane Martinez, arquivista do Museu do Grêmio, comentou sobre.
“É uma pesquisa complexa. Pesquisamos no nosso arquivo e também fora dele. Então, tem de ler jornal por jornal. Página por página. E naquela época as editorias dos jornais não eram bem divididas como hoje. Então, às vezes, demoramos um dia inteiro para confirmar uma informação”, disse Lusiane.
Os pesquisadores não tem plena certeza de quem marcou o primeiro jogador a marcar um gol na história do clube, mas, até o momento, a honraria fica com Guilherme Kallfelz. Tal gol aconteceu na sexta partida disputada pelo Imortal, mas vale destacar que ainda não se tem registro das cinco partidas anteriores, por isso não existe convicção a respeito de tal feito. Até que se prove o contrário, Guilherme Kallfelz fica com esse marco.