Há 87 anos do nascimento de uma lenda do Grêmio
Assim como Renato Portaluppi, Maicon, Tarciso, Lupicínio Rodrigues, China, Oswaldo Rolla, Jardel, Juarez e Pedro Geromel, outro ídolo gremista também faz aniversário de nascimento no mesmo mês da fundação do Grêmio: trata-se de Gessy Lima, um dos maiores craques da história do clube.
Nascido no dia 24 de setembro de 1935, no ano em que o Imortal conquistou o épico Campeonato Farroupilha, Gessy começou a carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951. Em 1956, o ex-meia já era titular da camisa 8 tricolor, quando passou a acumular títulos. Pelo Grêmio, foram onze campeonatos conquistados entre 1956 e 1962, entre eles o torneio Metropolitano (de 1956 à 1960), o Gauchão (de 1956 à 1960) e o Campeonato Sul-Brasileiro em 1962.
Em 1960, o ex-atleta ainda foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou o III Campeonato Pan-Americano na Costa Rica, de onde voltou com um vice-campeonato.
Feito na Argentina marcou a história de Gessy no Grêmio
Considerado um dos melhores jogadores da história do Tricolor, Gessy tem um dos maiores feitos da história do futebol sul-americano: na noite de 25 de fevereiro de 1959, o ex-armador marcou os quatro gols da vitória gremista de 4 a 1 sobre o Boca Juniors em pleno Estádio La Bombonera, na Argentina.
Nesta ocasião, Gessy, que havia passado no vestibular de Odontologia um dia antes, passando a noite comemorando em Porto Alegre. Viajando direto para Buenos Aires, onde minutos antes da partida começar teria chegado para completar o time, o ídolo foi o nome do jogo, entrando definitivamente para a história do clube gaúcho.
Após o Grêmio, Gessy ainda jogou na Portuguesa, em 1963, e neste mesmo ano encerrou a carreira de jogador tornando-se dentista. Pelo Imortal, o ex-jogador 208 gols em 302 jogos, sendo considerado o maior artilheiro do Estado do Rio Grande do Sul entre 1956 e 1959.