No Equador, Grêmio deixa Inter comendo poeira e é time brasileiro mais popular para os gringos
Prestes a ocorrer a final da Copa Libertadores de 2023, entre Flamengo e Athletico-PR, o Grêmio mais uma vez ganhou destaque ao redor da América do Sul. Já em solo equatoriano para cobrir a decisão, a equipe da TNT Sports divulgou uma pesquisa, nesta sexta-feira (28), acerca do clube brasileiro mais lembrado pela população local, sendo o Imortal o principal esquadrão citado.
Após questionamento da jornalista Monique Danello, os torcedores equatorianos deveriam responder quais os times brasileiros que vinham em suas cabeças. Ao todo, o Tricolor Gaúcho foi lembrado seis vezes, sendo o líder isolado da pesquisa. Atrás do Grêmio, com cinco votos, ficaram Flamengo, Santos, Vasco da Gama e Athletico-PR.
Já o maior rival do Imortal, o Inter, contabilizou quatro citações, mais uma vez demonstrando a sua menor tradição em relação aos gremistas no continente sul-americano.
Grêmio é o clube com maior tradição no Rio Grande do Sul
Tricampeão da Copa Libertadores da América, o Grêmio ainda conquistou duas vezes a Recopa Sul-Americana e em uma ocasião o Mundial Interclubes. Além disso, o Tricolor foi o primeiro time gaúcho a ganhar um título internacional, longos 23 anos antes do maior rival.
Somado a isso, o Imortal ainda conta com o segundo maior número de participações na Libertadores entre os clubes do Brasil, atrás somente do Palmeiras. Além disso, o Grêmio ainda fica na ponta em número de vitórias e semifinais, assim como em disputas do Mundial Interclubes, onde os gremistas contam com três classificações, ao lado de São Paulo, Santos e Palmeiras.
Já o Inter, que somente ganhou um título fora do Brasil em 2006, após 97 anos de fundação, conta com somente 14 participações no principal torneio sul-americano, o que justifica o maior desconhecimento acerca da sua existência na América do Sul.