Nos pênaltis, Croácia bate Japão e avança às quartas de final da Copa do Mundo do Catar
Algoz de Alemanha e Espanha, a surpreendente seleção do Japão deu adeus à Copa do Mundo do Catar na tarde desta segunda-feira (5). Após um empate em 1 a 1 contra a Croácia no tempo normal, os japoneses acabaram sendo eliminados na disputa de pênaltis, em um confronto que definiu o adversário do Brasil (caso avance).
Durante os 90 minutos de jogo era nítido o cansaço de ambos times, que pouco criaram durante o tempo regulamentar. Nos pênaltis, o goleiro croata Livakovic pegou três cobranças e garantiu a classificação dos europeus, que esperam Brasil ou Coreia do Sul na sexta-feira (9), às 12h (horário de Brasília), pelas quartas de final.
Croácia levou a classificação após a disputa de pênaltis
Na primeira etapa, os japoneses saíram na frente com um gol originado de escanteio aos 42 minutos, com Maeda. No entanto, na volta do intervalo, os croatas foram com tudo ao ataque e logo aos 9 minutos empataram com um chutaço de Perisic. Após o gol de empate, as duas seleções até tiveram boas chances de marcar um gol, mas os goleiros impediram que houvesse um vencedor antes do tempo-extra.
Assim como o tempo regulamentar, a prorrogação também foi de muito cansaço e pouca inspiração, o que levou o embate para a disputa de pênaltis. Para a sorte dos croatas, o goleiro Livakiv brilhou e pegou as penalidades de três japoneses (Minamino, Mitoma e Yoshida), garantindo um placar de 4 a 1 para o esquadrão do leste europeu.