O que vem sendo planejado para Villasanti, Soteldo e Aravena em Grêmio x Juventude
Tricolor trabalha para ter trio a disposição de Renato
Titularidade dos jogadores é incerta
Soteldo, Aravena e Villasanti seguem sendo as principais dúvidas do Grêmio. Os três devem atuar pela suas seleções nesta terça-feira (19), pelas Eliminatórias da Copa, o que interfere significantemente na patida contra o Juventude, que acontece cerca de 24 horas depois, na quarta-feira (20), na Arena.
Com a situação do Grêmio na tabela de classificação do Brasileirão ainda instável, o Tricolor montou uma “Operação Juventude” para trazer os jogadores de volta a Porto Alegre, a fim de dar todas as opções para Renato Portaluppi. Com a ajuda de Celso Rigo, os jogadores serão buscados de jatinho e devem chegar na capital na manhã de quarta-feira.
Entretanto a titularidade do trio contra o Juventude não é garantida, já que Soteldo, Villasanti e Aravena não terão condições ideais de descanso, como explicou o Daniel Carrasco, fisioterapeuta da seleção brasileira de judô e da Sogipa, em entrevista para GZH.
“Tem perda de performance, com certeza. Mas como futebol é um esporte coletivo, depende do estilo de jogo desse atleta. Pode compensar a parte física com outro elemento. É viável, mas não há como dar uma resposta definitiva. Existe a viabilidade, mas em termos fisiológicos, é melhor ter um descanso entre uma sessão e outra”, pontuou ao réporter Marco Souza.
Leia mais
Danrlei tece critica aos treinadores brasileiros e inclui Renato Portaluppi: “se atualizem”
Estratégia com fisioterapeutas para ter Villasanti, Soteldo e Aravena
Para ajudar na recuperação dos jogadores, o supervisor de adaptação, Ruan Noms, e o fisioterapeuta Ingrael do Amaral vão fazer o deslocamento de jatinho com os atletas. Durante a viagem, serão utilizados equipamentos, como botas pneumáticas de compressão, eletroestimuladores e uma pistola de liberação miofascial.
Mesmo com o esforço dos profissionais, se algum dos jogadores atuar pelos 90 minutos nesta terça, é improvável que tenha condições de atuar contra o Juventude. Ainda mais Villasanti, que está sendo apontado como titular no lugar de Andrés Cubas, suspenso, em uma partida que acontece na altitude de El Alto, na Bolívia, onde o desgaste do atleta deve ser ainda maior.
“A demanda metabólica é muito maior. O esforço que nós faríamos ao nível do mar é um. Ao correr uma maratona, por exemplo, o desgaste no corpo é muito pior na altitude. Como o ambiente é mais inóspito, a tendência é o corpo fazer mais esforçoo”, explicou Carrasco.
Caso não tenha os jogadores a disposição, Renato Portaluppi deve utilizar Edenílson e Pavón nas pontas e Pepê no lugar de Villasanti, junto com Dodi e Cristaldo. Na zaga, a dupla Gustavo Martins e Rodrigo Ely será titular, como confirmado pela reportagem do Portal do Gremista.