O que é a mais-valia que o Grêmio ganhará por Tetê?
Mais-valia é um termo inventado pelo filósofo, economista e sociólogo Karl Marx. Significa a diferença entre o valor final de um produto e quanto foi investido na sua fabricação ou construção. Mais recentemente, esse termo começou a ser usado no futebol e o Grêmio pode ganhar com isso.
Existem algumas vendas feitas pelo Imortal que contam com esse aditivo. No caso de Tetê, negociado com o Shakhtar Donetsk antes mesmo de estrear pelos profissionais, o Tricolor ficou com 15% de mais-valia. E agora, com ele sendo vendido ao Lyon, o Imortal vai faturar alguns milhões.
Neste caso, o Grêmio terá direito a 15% sobre o lucro que o Shakhtar tiver na venda. O clube vendeu Tetê em 2019 por 10 milhões de euros. Então, qualquer valor acima disso em uma venda do atleta, o Tricolor terá direito a 15% sobre o valor adicional.
Tetê foi emprestado ao Lyon até o fim da temporada europeia, o Imortal não vai ganhar nada com isso. Mas, especula-se que há uma cláusula obrigando com que os franceses adquiram o jogador de forma definitiva. E isso deve acontecer no meio do ano, quando começar a nova temporada europeia.
Tetê rende milhões ao Grêmio
Antes da pandemia e da guerra na Ucrânia, era especulado que o jogador não seria negociado por menos de 60 milhões de euros. Mas, agora os tempos são outros e o negócio deve ficar na faixa de 20 milhões apenas. Ruim para o Grêmio, que perde a chance de ganhar bem mais dinheiro.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.