O que esperar do Grupo de Transição do Grêmio para 2022?
O ano de 2021 será lembrado por muitos anos para quem acompanha de perto o Grupo de Transição do Grêmio. Com duas competições de grande relevância no calendário, a equipe conquistou um título inédito e consolidou atletas na outra disputa, apesar da eliminação precoce.
O título do Brasileirão de Aspirantes justificou o que se vinha esperando de muitos nomes, casos de Elias Manoel e Pedro Lucas, que atualmente compõe o grupo principal.
Já na Copa FGF, competição do segundo semestre, o Tricolor começou com uma equipe alternativa que foi ganhando corpo aos poucos. Apesar da eliminação para o Aimoré nas quartas de final, atletas como Bitello, Ericson Jhonata Varela e Wesley se consolidaram de vez.
A próxima temporada deve ser diferente para o Grupo de Transição do Grêmio
Com as promoções de Elias Manoel, Pedro Lucas e Felipe Scheibig para o time principal, o elenco do Tricolor precisou de reajustes. Para o lugar de Elias, o técnico Cesar Lopes apostou em Émerson e Kevin, que auxiliaram muito o escrete.
No meio-campo, o comandante atuou em boa parte do segundo semestre com Rafael Barbosa. O jovem, de 21 anos, tem características diferentes do camisa 10 da equipe campeã brasileira, mas supriu a ausência com qualidade. Entretanto, o atleta oscilou, perdeu espaço e, inclusive, passou a ficar fora do banco de suplentes.
Já o arqueiro Felipe Scheibig, que fez uma fase final de encher os olhos, foi substituído por Adriel e Hugo, que também foram muito bem. Os demais, tiveram sua parcela de importância em ambos os semestres, mas nem todos devem seguir no grupo.
Com o rebaixamento do Grêmio para a Série B do Campeonato Brasileiro, questões internas tendem a mudar. E uma delas deve estar direcionada ao Grupo de Transição.
Em tese, muitos atletas têm condições técnicas para subir e auxiliar a equipe na qualificação do trabalho no dia a dia em âmbito profissional, mas alguns podem ser emprestados ou até mesmo negociados.
O zagueiro/lateral Ericson, os meio-campistas Bitello e Jhonata Varela, e os atacantes Vini Paulista e Wesley seriam bons reforços para o time principal do Grêmio em 2022.
Outros nomes, como Rafael Costa, Vitinho, Gazão e Rafael Barbosa possuem grande talento, mas devido ao modelo de jogo e pelas opções que estão à frente, devem permanecer no Grupo de Transição ou partirem para outras experiências.
Jovens do Sub-20 Tricolor podem pintar na equipe após a Copa São Paulo 2022
Com isso, a equipe de Transição passaria por mudanças. Jogadores como os zagueiros Gustavo Martins e Gustavo Marins, o lateral-esquerdo Cuiabano, o volante Velasco e o atacante Rubens poderiam deixar o Sub-20 após a copinha e integrar o elenco.
Além deles, o lateral-direito Lucas Kawan, o volante Ronald e o atacante Kevin, que também estarão na Copa São Paulo 2022, já estão integrados com o Grupo de Transição há alguns meses.
O meio-campista e o ala fizeram parte do elenco no Brasileirão de Aspirantes e, inclusive, atuaram na grande final contra o Ceará. Já o centroavante atuou em cinco jogos da Copa FGF e marcou seis gols.
Contudo, são apenas hipóteses, mas a continuidade do trabalho da transição tem plenas condições técnicas de ser mantido, basta saber se financeiramente será viável para o Tricolor.
Calendário do Grupo de Transição do Grêmio para 2022
Devido o momento do Grêmio, pouco se sabe sobre a manutenção da ‘categoria’. Todavia, em 2022 a equipe deve defender o título do Brasileirão de Aspirantes, que ainda não teve a data de início divulgada.
Entretanto, a participação na Copa FGF é sempre uma incógnita. Nas últimas temporadas, o Tricolor esteve presente, mas, por conta do rebaixamento e o corte de gastos em diversos questões internas, não se pode descartar a não participação do clube. No entanto, a competição está datada para o fim da próxima temporada e tudo pode acontecer até lá.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio