Últimas Notícias do GrêmioOpinião

O que falta Renato corrigir para o Grêmio decolar?

O Grêmio de Renato está passando por dificuldades na temporada. Após excelente início, não vence há dois jogos. Pode parecer engraçado, “apenas dois jogos”, mas o desempenho da equipe, inclusive nas vitórias, não vem agradando.

O Tricolor perdeu apenas duas partidas em 2023, na ida das semifinais do Gauchão 2023 para o Ypiranga e na segunda rodada do Brasileirão para o Cruzeiro. Neste meio tempo venceu a final do Gauchão contra o Caxias, venceu o ABC na Copa do Brasil e o Santos na estreia do Brasileirão. O desempenho que é o que preocupa, com poucos gols, muitos desperdícios e pouco futebol.

Jornalista revela que Renato pode fazer no Grêmio

Para o jornalista Cristiano Munari, da GZH, o Grêmio precisa corrigir quatro pontos para voltar a jogar bem: “Definição do goleiro, posicionamento de Bitello, seca de Suárez e variações de jogo.”

Sobre o goleiro, na manhã deste sábado foi definido que Adriel não jogará mais pelo Grêmio. Para o jornalista, Grêmio precisa definir essa questão:

“Além da questão de ambiente na relação com o atleta, o Tricolor precisa resolver dentro do campo sobre a titularidade no gol. Ainda que não tenha falhado nos dois jogos, Gabriel Grando havia perdido a disputa por titularidade por questão técnica e sequer era o reserva imediato de Adriel, já que havia um revezamento com Brenno nas viagens.”

Com respeito a Bitello, Munari destaca os bons números do atleta atuando mais a frente:

“A carência de volantes em razão das lesões de Pepê, Villasanti e Carballo levaram Renato a recuar Bitello. O próprio treinador reconheceu depois do jogo com o ABC que prefere o garoto jogando como meia. Como volante, ele diminuiu sua participação nas ações ofensivas em relação ao que vinha fazendo como meia, quando foi eleito o craque no último Gauchão. Em três jogos como volante, Bitello não fez gol nem deu assistência. O meio-campista vinha se destacando na fase ofensiva sendo o vice-artilheiro gremista na temporada com cinco gols, atrás apenas de Suárez – que tem 11. Além disso, ele soma três assistências em 2023.”

Outro ponto destacado pelo jornalista é a seca de gols de Suárez, que não marca há três jogos:

“Autor de 10 gols em seus primeiros 12 jogos pelo Grêmio, Suárez balançou as redes apenas uma vez nas últimas seis partidas. Seu único gol ainda foi marcado de pênalti na final do Gauchão contra o Caxias. Com bola rolando, o uruguaio não marca desde 19 de março, na ida da semifinal do Estadual, diante do Ypiranga, de Erechim. Apesar do momento, Renato acredita que será natural a volta dele a fazer gols.”

Por fim, o jornalista acredita que o Grêmio precisa de variações de jogo:

“O recuo de Bitello para volante abriu um lugar que ainda não foi preenchido na linha de três homens atrás de Suárez. Para Bitello voltar a jogar adiantado, Renato teria de escalar Darlan ao lado de Lucas Silva na manutenção do atual sistema 4-2-3-1-. Ao longo da temporada, porém, o técnico definiu como Planos A e B as formações usadas no Gauchão. Contra o ABC, na ida da Copa do Brasil, ele escalou a equipe com três zagueiros no que chamou de Plano C. Essa formação seria uma alternativa para Renato poder adiantar Bitello pelo centro do campo liberando mais os laterais para avançar pelos lados. Ou então, o treinador pode encontrar um Plano D, uma alternativa ainda não usada.”

O Grêmio entra em campo neste domingo (30) às 18h30min contra o Cuiabá pela terceira rodada do Brasileirão 2023.

Lucas Goulart

Repórter, nascido em Porto Alegre e morador do Texas do RS: Sapucaia do Sul. Escrevo para o @portaldogremista e integrante da @CoperoTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo