Operário tem história de 110 anos: confira as maiores conquistas
O adversário do Grêmio nesta quarta-feira (27) vai completar 110 anos no próximo dia 1º de maio. O Operário, de Ponta Grossa-PR, que também é conhecido pela alcunha de “Fantasma”, foi fundado em 1912, mas uma questão interessante faz parte da origem do clube. A agremiação é fruto da paixão de funcionários da Ferrovia Santa Catarina- Paraná, pelo futebol. Trabalhadores de etnia negra e branca decidiram as cores do clube, branco e preto.
A versão da origem do Operário é interessante, mas não é a única
Pelo menos a versão mais aceita para a origem do clube é está, há outras possíveis. No entanto, o fato é que o fantasma deu certo e hoje é a segunda agremiação mais antiga no estado, sendo superado apenas pelo Coritiba. O Operário disputa nesta temporada a sua oitava Série B do Brasileirão, a melhor colocação que atingiu foi em 1990, na oportunidade avançou até a terceira fase terminando na sexta colocação.
Já na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube paranaense esteve presente em apenas uma edição, em 1979, e acabou eliminado na primeira fase da competição. Na ocasião, o clube teve em sua chave três gaúchos, Caxias, Brasil de Pelotas e São Paulo de Rio Grande.
Clube profissionalizou o futebol e começou a colher resultados
O clube profissionalizou a gestão do futebol em 2014, mais organizado nos últimos anos começou a colher resultados, foi Campeão Paranaense em 2015, e conquistou as Séries D e C do brasileiro em 2017 e 2018. A alcunha de Fantasma teve origem na primeira metade do século passado, quando os times da capital se assombravam com os resultados do Operário, obtidos frente a eles no Estádio Germano Krüger.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Divulgação/ OFEC