Como a pandemia do Covid-19 impactou os jogos online
Nos últimos anos, o noticiário econômico foi dominado pelo assunto dos efeitos da pandemia da covid-19 no mercado global. Até hoje, esses efeitos são sentidos pela população dos mais diferentes países. Entretanto, pouco se fala de como a necessidade de ficar em casa por vários meses fez com a indústria dos jogos eletrônicos tivesse que se reinventar.
É verdade que, desde 2020, a indústria de jogos online sofreu uma grande expansão. Exemplo desse sucesso é o Cassino Online Mr Bet Brasil que se tornou um dos espaços mais visitados pelos brasileiros nos últimos meses. Porém, trata-se de uma indústria nova e que gera muito mais interesse do que a indústria de jogos já estabelecida.
Para entender os efeitos que a pandemia causou nesse nicho de mercado específico, alunos do METU – Middle East Technical University elaboraram um estudo a respeito dos impactos da pandemia nas principais produtoras de jogos eletrônicos do mundo. Uma das variáveis usadas durante o estudo foram os preços das ações e os dados do usuários em plataformas de jogos de STEAM, e essas foram as principais conclusões do estudo
Reclusão e franco crescimento
Uma das primeiras conclusões do estudo realizado pelos alunos foi em relação ao tamanho da indústria de jogos. De 2020 até dezembro de 2022, quando o estudo foi concluído, os pesquisadores constataram que houve um crescimento significativo no mercado consumidor de jogos eletrônicos.
Tal constatação se deu após eles medirem o número de usuários que a STEAM, uma das principais plataformas de jogos online do mundo, possui em 2020 em comparação com 2022. O resultado foi nada menos do 20% de crescimento em 2 anos. Algo surpreendente para os padrões encontrados em outros estudos sobre o mercado de jogos online.
Um dos motivos para esse expressivo crescimento, segundo os pesquisadores, foi o tempo livre, que se tornou maior durante a pandemia. Com mais tempo em casa, as pessoas precisavam encontrar formas de se distrair e, de preferência, que fossem formas divertidas, posto que o mundo passava por um momento delicado e extremamente triste.
Foi daí que milhares de pessoas que nunca haviam ouvido falar de jogos eletrônicos ou de plataformas de jogos encontraram um ambiente acolhedor nesses espaços e de distração qua tanto buscavam. Com isso, essas empresas experimentaram um crescimento repentino, o que também acarretou outros setores da economia de jogos online.
Crescimento das gigantes
Além de constatar que o número de pessoas interessadas em jogos cresceu, o estudo também encontrou dados que comprovam que a indústria de games foi uma das maiores vitoriosas da pandemia. Analisando o preço das ações de cada um das gigantes do setor, o estudo encontrou o seguintes dados:
- Electronic Arts (EA): Uma das líderes do mercado, a EA experimentou um aumento no valor de suas ações durante a pandemia de 19.17%, impulsionado pelo sucesso de títulos populares e o aumento do interesse por jogos. A EA também se beneficiou da mudança dos consumidores para plataformas de jogos digitais e do lançamento de novos jogos para atender à demanda crescente.
- Activision-Blizzard: A empresa, conhecida por títulos populares como “Call of Duty” e “World of Warcraft”, também viu um aumento no valor de suas ações durante a pandemia chegar a 36.36%. O lançamento bem-sucedido de “Call of Duty: Warzone” foi um exemplo do aumento no engajamento dos jogadores, com o título alcançando 15 milhões de usuários em apenas três dias.
- Ubisoft: A Ubisoft, desenvolvedora de jogos como “Assassin’s Creed” e “Just Dance”, também se beneficiou do crescimento do interesse em jogos durante a pandemia de 23.22%. A empresa registrou um aumento no valor de suas ações, impulsionado pela demanda crescente por seus produtos e o sucesso de seus lançamentos.
- Capcom: A Capcom, conhecida por franquias como “Resident Evil” e “Street Fighter”, experimentou um aumento no valor de suas ações de surpreendentes 101.94%. O sucesso de títulos como “Resident Evil 3 Remake” contribuiu para o crescimento da empresa e para o interesse dos investidores no setor de jogos.
- Take-Two Interactive: A Take-Two, desenvolvedora de títulos populares como “Grand Theft Auto” e “Red Dead Redemption”, também registrou um aumento no valor de suas ações durante a pandemia, que subiram 47.71% em dois anos. A empresa se beneficiou da demanda crescente por entretenimento digital e do aumento do engajamento dos jogadores.
OMS também impulsionou o interesse
Pouca gente se lembra, mas como estratégia de manter as pessoas em casa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha #PlayApartTogether em colaboração com líderes da indústria de jogos. O objetivo dessa iniciativa é promover práticas de saúde seguras e distanciamento social por meio de videogames. A campanha envolve eventos especiais, prêmios e incentivos em alguns dos jogos mais populares do mundo, encorajando os usuários a adotar as melhores práticas para sua saúde, família e comunidade.