PC Oliveira cita erro absurdo da arbitragem no GreNal 447
Árbitro foi criticado pela direção e por jogadores gremistas

GreNal 447 termina empatado e com lance polêmico da arbitragem
Grêmio e Internacional terminaram o clássico 447 com um gol para cada lado. Entretanto, o jogo terminou com um possível penalti a favor do Tricolor não marcado, o que revoltou a torcida e os jogadores.
O lance aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo. Aravena se antecipou a Aguirre, avançou com velocidade rumo à área e acabou derrubado pelo lateral colorado. O árbitro Bráulio da Silva Machado mandou seguir, apesar das reclamações veementes dos tricolores. Mesmo após ser chamado para revisar o lance no VAR, o juiz manteve a decisão inicial, causando ainda mais indignação no lado azul do clássico.
Para o comentarista de arbitragem PC Oliveira, do Sportv, a decisão foi equivocada. Ele avaliou que houve, sim, pênalti, e criticou tanto a análise de campo quanto a interpretação durante a revisão no GreNal.
“É muito pênalti. O Bráulio está vendo as costas dos jogadores e pode ser que esteja vendo o contato lateral. Mas só é feito pela alavanca da perna direita do Aguirre na coxa do Aravena. Ele até aponta o contato no ombro, mas não vê a perna. Talvez por ter visto em campo, tenha levado a convicção para a análise. Aguirre chega atrasado de forma imprudente ampliando o corpo na perna do Aravena. É pênalti claro“, comentou PC.
“Pênalti muito claro, erro gravíssimo da arbitragem.”
– PC Oliveira, comentarista de arbitragem do Sportv, sobre o pênalti não marcado para o Grêmio contra o Internacional.
— Soccer News Grêmio (@soccergfbpa) April 20, 2025
Além da crítica à decisão específica, PC apontou para um problema mais amplo: uma nova diretriz da CBF que recomenda ao VAR apenas sugerir a revisão, deixando a decisão final totalmente nas mãos do árbitro de campo. Para ele, essa mudança tem aumentado a margem de erro nas partidas.
Leia mais
Com erros de arbitragem, Grêmio empata com o Inter no GreNal 447
Vídeo: Wagner Leonardo deixa campo mancando e deve virar desfalque na Sul-Americana
Kannemann critica arbitragem após clássico na Arena
Quem voltou a campo após 6 meses foi Kannemann, que substituiu Wagner Leonardo ainda no primeiro tempo do GreNal. O ídolo assumiu a braçadeira de capitão e discutiu bastante com a arbitragem durante a partida. Na zona mista, ele reclamou da penalidade não marcada.
“Se a bola toca na unha, se for contra nós é pênalti rapidinho, sem olhar. Daí contra o Flamengo a bola pega na mão, pênalti claro e não marcam. Hoje o cara chega uma hora tarde, nosso jogador já tinha ganho a posição e não marcaram”, esbravejou.