Polêmica Renato x Roger Machado no Grêmio ganha novos contornos; entenda
Renato x Roger: o debate dos ídolos do Grêmio segue em alta
O debate sobre a contribuição de diferentes treinadores para o sucesso de uma equipe é uma discussão comum no mundo do futebol, e no caso do Grêmio, a relação entre Renato Portaluppi e Roger Machado é uma das mais debatidas desde 2016, quando o Tricolor Gaúcho ergueu o título da Copa do Brasil 2023.
Leia mais:
Como assistir AO VIVO Bragantino x Grêmio pelo Brasileirão 2023
Vidente joga as cartas e revela algo surpreendente para Bragantino x Grêmio
É verdade que Roger Machado desempenhou um papel importante na montagem da equipe que Renato assumiu no Grêmio. Machado trabalhou na formação de uma base sólida e na implementação de um estilo de jogo que, de fato, foi bem-sucedido. Mas, treinadores tem diferentes abordagens e perspectivas e é comum que um novo treinador faça ajustes para melhor se adequar ao seu estilo e aos jogadores à sua disposição.
Por isso, é igualmente válido reconhecer o mérito de Renato Portaluppi em reestruturar a equipe do Imortal quando assumiu o comando, dando a sua personalidade que foi capaz de levantar taças. A afirmação de que Portaluppi não apenas deu continuidade ao trabalho de Roger, mas também introduziu mudanças e estratégias é uma visão legítima.
“Muita gente acredita que eu simplesmente dei continuidade ao trabalho do Roger. Eu tenho um grande carinho por ele. No entanto, por que Roger deixou o Grêmio? Desde que cheguei, implementei várias mudanças. Não é preciso sentar em uma sala de aula para entender de futebol. Eu aprendo observando, analisando e esboçando estratégias em minha mente”, comentou Renato.