Possível técnico do Grêmio é dono de campanhas que surpreendem a torcida
Treinador garantiu permanência na série A e ainda classificou para a Copa Sul-Americana
Cogitado no Grêmio, Carpini fez campanha surpreendente no Vitória em 2024
O principal objetivo da nova direção do Grêmio é claro: anunciar um novo treinador na próxima semana, ainda antes do Natal. Por isso, Alexandre Rossato, o novo vice de futebol, Guto Peixoto, diretor de futebol, e o presidente Alberto Guerra trabalham incansavelmente a fim de encontrar o nome perfeito, capaz de substituir Renato Portaluppi e comandar o Tricolor nos desafios do ano, Gauchão, Recopa Gaúcha, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão.
Um nome brasileiro, que já foi sondado pela direção do Grêmio, é o de Thiago Carpini, hoje no Vitória e com uma campanha surpreendente nas costas. Segundo o presidente do clube, Fábio Mota, o Tricolor consultou a multa rescisória do técnico, mas não fez proposta oficial. Carpini acabou de renovar o contrato com o Leão até o fim de 2025, após ter garantido a permanência na Série A e a vaga na Copa Sul-Americana.
Segundo o setorista do Vitória, Eduardo Serra, “Carpini fez tão bem ao Vitória quanto o Vitória fez bem ao Carpini”.
Não fica preso apenas em uma formação. Ele monta o vitória de acordo com o adversário. Ele é conhecido pela ousadia. Os times dele costumam tomar poucos gols. Prova disso é que o Vitória, que até então tinha a pior zaga do campeonato, evoluiu muito. E o Vitória teve uma sequência de cinco jogos seguidos sem tomar gol. É um treinador que, na minha opinião, é uma realidade para o futebol brasileiro hoje — conta Eduardo Serra, setorista do Vitória.
Leia mais
Grêmio nega demora para contratar novo treinador para 2025
Grêmio perde mais uma opção na lista de treinadores para 2025
Modelo de jogo no Vitória
Há um ano, Carpini foi o convidado do canal do Duda Garbi e falou sobre como gostava de trabalhar com seus times. Na época, ele ainda estava no Juventude e ajudou o time de Caxias do Sul a conquistar o acesso à elite do Brasileirão.
— Organizando a parte defensiva, começo a me organizar ofensivamente. Sou de uma linha que gosta de jogo de posse, de pé em pé, de construção, não de bola em disputa, não de tiro de meta toda hora. Ficando mais com a bola, a gente começa a controlar mais o jogo e começa a criar alternativas para jogar — afirmou.
Todavia, o trabalho de Carpini no Vitória foi diferente. O esquema tático do Leão era caracterizado pela saída em velocidade nos contra-ataques, explorando a velocidade do Alerrandro e trabalhando com ajuste defensivos, variando o esquema tático conforme o adversário.
O Vitória terminou o Brasileirão 2024 com 47 pontos, na 11ª posição, dois pontos a frente do Grêmio. Além de garantir a permanência na Série A, Carpini levou o Leão de volta a Sul-Americana, depois de oito anos longe da competição.