Descobrimos um prêmio que Luis Suárez nunca ganhou na carreira
Luisito Suárez é, certamente, um dos Melhores Atacantes do Mundo neste século. O uruguaio, que hoje veste azul, preto e branco, é o quinto maior artilheiro da história. São 453 gols em 729 jogos (e contando). Pelo Grêmio já são 11 gols em 11 jogos. Na noite desta quinta0-feira (13), foi preservado contra o ABC. Mas certamente já está focado no Santos, adversário do próximo domingo (16).
Suárez nunca levou a Bola de Ouro
Aos 36 anos, Suárez acumula inúmeros prêmios individuais por todos os clubes onde passou. Na Holanda, pelo Ajax; na Inglaterra, pelo Liverpool; na Espanha, pelo Barcelona; pelo Mundo, pelo Uruguai. E, não dá para esquecer que foi o artilheiro da Recopa Gaúcha 2023 e marcou presença na Seleção do Gauchão. A expectativa por mais prêmios, agora no Brasileirão, é muito grande.
Contudo, Luisito nunca conquistou a tão sonhada Bola de Ouro. O prêmio, criado pela revista francesa France Football, era entregue de forma independente, entre 1956 e 2009. Retornou em 2016, após fim da parceria com a FIFA.
O prêmio é um dos três mais reconhecidos do mundo, junto com a eleição de Melhor Jogador do Ano da revista World Soccer e o prêmio da FIFA.
Luisito merecia o prêmio?
O uruguaio conquistou o prêmio de maior artilheiro das grandes ligas da Europa por três vezes e por três clubes diferentes: Ajax (2010), Liverpool (2014) e Barcelona (2016).
Pelo Barcelona marcou impressionantes 40 gols na temporada, superando os recordes de Cristiano Ronaldo (2014 e 2015), Messi (2012 e 2013) e o gremista Jardel (1999 e 2000).
Apesar de tudo, Luis Suárez não precisa deste prêmio para ficar marcado na história. O uruguaio é, e será por um bom tempo, lembrado como um dos maiores artilheiros da história do futebol.