Qual foi o primeiro título conquistado em cada estádio do Grêmio?
O Grêmio já teve em toda a sua história, três estádios. A Baixada, o Olímpico Monumental e a Arena. Sempre existe uma primeira vez, e sendo assim, separamos um pouco da história Tricolor com os primeiros títulos do clube jogando em seus próprios estádios.
Estádio da Baixada
O primeiro estádio do Grêmio foi importante para a projeção do clube no cenário gaúcho e nacional. O Fortim da Baixada, como era conhecido, foi construído em 1904. Fruto de uma empreitada do primeiro presidente do clube Carlos Luiz Bohrer, teve o apoio da prefeitura de Porto Alegre.
Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1911
Entre toda informação que se tem, o mais provável seja que a primeira conquista do Grêmio no Estádio da Baixada tenha sido o Campeonato Citadino de Porto Alegre de 1911. O torneio foi disputado em pontos corridos e teve boa parte das partidas disputadas na casa gremista, inclusive a última. Por isso, esta edição do torneio foi a primeira conquista do Tricolor no seu primeiro estádio.
Estádio Olímpico Monumental
No início dos anos 50, surgiu a necessidade de construir um novo estádio para o Grêmio. O Fortim da Baixada possuía uma estrutura muito antiga, quase não suportando a sequência de partidas e número elevado de torcedores. O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954, com a partida entre Tricolor Gaúcho e Nacional do Uruguai. O tricolor venceu a partida pelo placar de 2 a 0.
Campeonato Gaúcho de 1958
Nos primeiro anos de Olímpico, a equipe do Grêmio não teve tantas oportunidades de disputar um título em casa. O primeiro troféu levantado por jogadores e comissão técnica gremista no Estádio Olímpico Monumental aconteceu somente em 1958, em uma disputa de Campeonato Gaúcho. Sob o comando de Foguinho, o Tricolor enfrentou o Guarany de Bagé e se sagrou campeão.
Arena do Grêmio
Em 2012, conheceríamos a atual fortaleza gremista. A Arena foi inaugurada com uma partida amistosa, o adversário foi o mesmo do mundial de 1983, o Hamburgo, da Alemanha. Curiosamente, o placar foi o mesmo do título mundial gremista, 2 a 1. O primeiro gol no novo estádio foi marcado pelo atacante André Lima. Desde então, o na nova casa tem sido importante nas conquistas gremistas, onde o torcedor apoia o time, incansavelmente, durante os noventa minutos.
Copa do Brasil de 2016
No dia 7 de dezembro de 2016, o Grêmio enfrentou a equipe do Atlético Mineiro, pelo segundo jogo das finais da Copa do Brasil. Como havia vencido a primeira partida em Belo Horizonte pelo placar de 3 a 1, um empate ou derrota por um gol de diferença encerraria o jejum de títulos do tricolor. Foi justamente com um empate, em 1 a 1, que a equipe gaúcha conquistou o seu quinto título da Copa do Brasil e a primeira taça erguida na Arena.