Projeto sólido colocou adversário do Grêmio em outro patamar
O Grêmio terá uma batalha dura neste domingo (14). Na Arena, receberá o Fortaleza, o atual maior clube do Nordeste, pela sexta rodada do Brasileirão 2023.
Esteve presente duas vezes consecutivas na Copa Libertadores e agora está sobrando na Sulamericana. Na primeira rodada, em casa, venceu o Palestino por 4 a 0. Na segunda, na Argentina, venceu o San Lorenzo por 2 a 0. Na terceira rodada, patrolou o Estudiantes de Mérida por 6 a 1.
O projeto do Fortaleza não é novidade, mas sim realidade e merece atenção. O clube nordestino se intrometeu entre os grandes, vem conquistando seu espaço, batendo recordes seguidos de faturamento, multiplicando em até 11 vezes a sua arrecadação. Em 2022, o clube faturou R$ 267,8 milhões, o maior da história entre clubes nordestinos. Encerrou a temporada com superávit de R$ 32,2 milhões.
“O Fortaleza tem entrado no caminho de profissionalização já há alguns anos com dirigentes remunerados, com metas e objetivos, e com resultado em campo. Esses resultados trazem um caminho de retorno financeiro através de avanço em competições, premiações, competições internacionais, venda de jogadores e também num grande incremento do plano de sócio-torcedor do clube” declarou o presidente Marcelo Paz, em entrevista para GZH.
O jornalista Valter Junior, da GZH, detalhou que o Leão do Pici tem três pilares fundamentais:
“Os indicadores financeiros são a tradução da busca constante pelo equilíbrio nas finanças. Os resultados em campo refletem a preocupação na melhoria contínua da infraestrutura de treinamento do clube e também das áreas relacionados ao futebol. Por último, a profissionalização de todos os setores, com diminuição drástica de cargos políticos.”
Histórico contra o Grêmio
O Grêmio tem um lado positivo e outro negativo enfrentando o Fortaleza. Como mandante, nunca foi derrotado. Contudo, na Arena, nunca venceu. Em dois confrontos na atual casa Tricolor, dois empates.