EspeciaisÚltimas Notícias do Grêmio

Quais os valores a CONMEBOL movimenta anualmente?

Entidade responsável pela organização das competições da América do Sul, entre as quais Copa Libertadores da América, Sul-Americana e Copa América, a COMMEBOL movimenta milhões de dólares por ano negociando os direitos de transmissão para a televisão.

É provável que você também goste:

Santos quer atacante do Grêmio que marcou golaço em GreNal

Douglas Costa é apresentado pelo Grêmio e volta a se declarar ao clube

Histórico do confronto entre Grêmio x Ceará é equilibrado: times jogam na estreia do Brasileirão

Quais os valores a CONMEBOL movimenta anualmente?

Fundada em 1916 para reunir os principais países do continente, com suas respectivas confederações nacionais, a instituição aumentou seus ganhos significativamente nos últimos anos.

Situada na província de Luque, no Paraguai, a COMMEBOL revelou recentemente que as receitas da instituição atingiram um lucro recorde de 509 milhões de dólares em 2019, quantia de aproximadamente R$2,6 bilhões. Em 2018, a arrecadação girou em torno de 227 milhões de dólares, equivalente a R$ 1,2 bilhão. Desde que assumiu a gestão em 2015, o atual presidente da entidade, Alejandro Domínguez, amplificou o faturamento em 146%.

Relações entre Globo e COMMEBOL estremecidas

Diante da crise gerada pela Covid-19, e a consequente disparada do dólar em relação ao real, a Globo decidiu romper de maneira unilateral o contrato com a COMMEBOL sobre os direitos de transmissão das partidas da Libertadores. Diante do impasse com a emissora carioca, a instituição resolveu ceder os direitos de transmissão para outra emissora do Brasil, o SBT.

Em litigio judicial com o Grupo Globo, a COMMEBOL pede um valor de compensação pela rescisão de 100 milhões de dólares nos tribunais da Suíça. Com as relações estremecidas, a emissora carioca vem perdendo espaço com a deterioração das relações com a entidade. Foi então que grandes empresas multinacionais entraram no páreo para as transmissões de jogos de competições da confederação.

Disputa por direitos de transmissão de Competições organizadas pela COMMEBOL

Sendo um dos esportes mais populares no mundo, o futebol produz muito dinheiro através do grande mercado consumidor que atinge, e consequentemente gerando espaços para anúncios publicitários, que são atrelados ao grande número de expectadores que buscam acompanhar as partidas do torneio. Tentando se adaptar ao mercado, a própria COMMEBOL criou um canal de tv exclusivo para se resguardar e conseguir transmitir os jogos, caso seja necessário.

Com pacotes de direitos de transmissão separados para tv aberta e tv fechada, a entidade conseguiu ampliar ainda mais seu mercado. Nas cotas para transmissão em televisão aberta, à emissora carioca terá a concorrência de SBT, Band e Record. Porém, Amazon Prime, o canal TNT da Warner Mídia e a ESPN da Disney, ambas as empresas que tem sua receita em dólar, entraram forte para adquirir os direitos na tv fechada. Sem ter condições financeiras para disputar com empresas estadunidenses, o Grupo Globo tenta se reaproximar da COMMEBOL para comprar os direitos de transmissão da Copa América de 2023, porém, a concorrência é forte.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Site Conmebol

Roberto Salatino

Jornalista com alma azul celeste. Fanático por futebol e pelo Grêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo