Qual seria o Grêmio ideal com todos os reforços à disposição?
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Com grandes reforços anunciados recentemente, o Grêmio projeta uma equipe mais sólida e entregando aquilo que se espera de um clube com receita acima da média na Série B. A contratação do atacante Guilherme e dos meio-campistas Lucas Leiva e Thaciano agrega experiência ao elenco, que pode ter mais novidades a partir da abertura da janela do segundo semestre.
O retorno do atacante Ferreira também é visto como potencial de qualidade para o grupo gremista, que chegou a ficar um mês inteiro sem vencer uma partida, foi em maio. A partida contra o Náutico, na última sexta-feira (8), demonstrou um repertório maior no setor ofensivo. Biel pode ter nova função no ataque no Tricolor Gaúcho.
Setor mais efetivo do Grêmio não sofreria mudanças
Defensivamente, a equipe do Grêmio é impecável. Na Série B 2022, foram apenas duas derrotas e cinco gols sofridos em 17 partidas disputadas, é a melhor defesa da competição. Sendo assim, a titularidade de Brenno está assegurada, já que Gabriel Grando teve falhas consideráveis nas últimas partidas.
A grande questão é o esquema que Roger vai utilizar. Até o momento na segunda divisão, o treinador já utilizou alguns modelos. Com três zagueiros, Geromel, Bruno Alves e Kannemann seriam as prioridades. Com uma linha de quatro, Edilson ou Rodrigo Ferreira, Geromel, Kannemann e Nicolas são a tendência.
Maior concorrência no meio-campo
Partindo do mesmo princípio de opção do treinador, o meio-campo é o setor mais povoado de jogadores à disposição no momento. Com três volantes, modelo que utilizou no Gauchão 2022, Roger escalou Villasanti, Lucas Silva e Bitello. Com o atual elenco, este modelo poderia contar com Lucas Leiva, Villasanti e Bitello.
Apesar de terem características semelhantes, Lucas Leiva e Villasanti poderiam jogar juntos. No 3-5-2, o mesmo trio Lucas Leiva, Villasanti e Bitello poderia ser aplicado, com Bitello jogando como um meia. Thaciano poderia ser uma opção para a vaga do paraguaio, pela mobilidade e pelas chegadas ao ataque.
Parte ofensiva da equipe terá boas opções
Aproveitando dois reforços de peso nesta altura da temporada, a comissão técnica gremista pode utilizar o mesmo modelo das últimas partidas, porém, modificando as peças. Atualmente, Roger Machado escala Janderson, Biel/Elias e Diego Souza. O centroavante é intocável, afinal, é o artilheiro da equipe na Série B e na temporada.
Guilherme e Ferreirinha estariam escalados no ataque de um Grêmio ideal. Ferreira pela esquerda e Guilherme pela direita. Conforme comentado por Roger, a utilização de um atacante mais centralizado, jogando atrás de Diego Souza, pode ser opção. Guilherme cumpriria muito bem esta função, abrindo espaço no setor ofensivo.
Reforços do Grêmio podem estrear já na partida contra o Brusque
As três principais contratações do Grêmio na metade da temporada 2022 podem ter data para estrear com a camisa Tricolor. Se foram regularizadas as inscrições de Guilherme, Lucas Leiva e Thaciano no Boletim Informativo Diário da CBF, os três atletas podem ficar à disposição da comissão técnica para a partida contra o Brusque, em Santa Catarina, no próximo dia 19 de julho. Caso contrário, poderão estar apenas na primeira partida do returno, contra a Ponte Preta, na Arena do Grêmio.
Um Comentário