Quinteros completa 100 dias como treinador do Grêmio e vive pior momento
Depois de bom início, treinador passa por turbulência no comando da equipe

Os 100 primeiro dias de Gustavo Quinteros no Grêmio
Gustavo Quinteros completa hoje 100 dias de Grêmio. Anunciado no final de dezembro, o treinador foi oficialmente apresentado ao elenco do Grêmio no dia 9 de janeiro. No entanto, o comandante tem poucos motivos para comemorar. Horas antes de mais um compromisso da equipe pelo Brasileirão, passa um momento turbulento no clube.
A estreia oficial de Quinteros no comando da equipe ocorreu no dia 22 de janeiro, contra o Brasil, em Pelotas. Na ocasião, com um plantel bem diferente do que tem na mão hoje, o time ficou no empate em 0 a 0.
Dali em diante a situação engrenou. Contra o Caxias, na estreia na Arena, vitória por 4 a 0, dando continuidade a uma sequência sem tomar gols que chegou a quatro jogos.
No entanto, chegaram os duelos contra Juventude e Inter, e o esquema começou a mostrar fragilidades. Contra essas duas equipes, foram seis duelos até então, com nove gols sofridos no total.
Leia mais
Motivos inesperados que podem fazer Felipão não fechar com o Grêmio
Jogador lesionado pode voltar aos treinos do Grêmio antes do GreNal 447
Com a chegada de novos jogadores ao elenco, Quinteros foi fazendo as alterações necessárias e o time perdeu o encaixe. Nesse meio tempo, o Tricolor passou por classificações suadas na Copa do Brasil e perdeu o título do Gauchão para o maior rival.
Depois, com os inícios da Copa Sul-Americana e Brasileirão, o desempenho decaiu ainda mais. Atualmente, no balanço do trabalho de Quinteros com o Imortal, a equipe já disputou 19 jogos, com nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
Chefia garante permanência
Mesmo com a pressão pela troca no cargo técnico, a direção do Grêmio garantiu que Gustavo Quinteros seguirá no comando da equipe. Em entrevista à Rádio Guaiba, o vice-presidente de futebol Alexandre Rossato reforçou que não há nenhuma intenção de trocar o treinador neste momento.
“Seguiremos dando tranquilidade para que o Quinteros siga seu trabalho. Uma mudança está totalmente descartada neste momento”, afirmou Rossato.
Elenco fechado com o professor
Em meio à turbulência que o time passa em questão de desempenho, ainda surgem especulações de que existem atritos entre comissão técnica e jogadores. Por siso, depois da vitória sobre o Atlético Grau na semana passada, lideranças do elenco se mobilizaram para sair em defesa do treinador.
O capitão Villasanti foi um dos jogadores que decidiu falar sobre a situação. Na zona mista após o confronto pela Sul-Americana, o volante salientou a importância das vitórias que o time vem conquistando, mesmo que não pratiquem o melhor futebol.
“A gente está fechado com o treinador. A gente está trabalhando muito, tentando melhorar jogo a jogo, mas como falei ali na saída do campo, é muito mais fácil corrigir as coisas ganhando os jogos. Então, a gente tem que seguir por esse caminho “, destacou Villa.
O goleiro Tiago Volpi também saiu em defesa do técnico após o jogo. Assim como Villasanti, na ocasião, destacou que não existem atritos entre grupo e comissão, e disparou contra a imprensa.
“A relação do Quintero com todos os jogadores é a melhor possível. Honestamente não sei de onde saem essas notícias. São notícias completamente falsas. Não existe nada disso. Existe um grupo trabalhador que está tentando se adaptar e entrar nessa visão de jogo que a comissão técnica tem”, destacou Volpi.
Outro que usou os microfones para se manifestar foi Braithwaite. O atacante também defendeu Quinteros no pós-jogo. Mesmo sem entrar em campo, utilizou o espaço para defender o comandante e valorizar as vitórias conquistadas pelo grupo.
“Estamos ganhando os jogos, poderia ser melhor, mais bonito, mas tem momentos que grandes equipes passam. Tem jogos onde não se joga bem, mas a grande equipe ganha”, apontou o dinamarquês.
O jogo
O Grêmio enfrenta o Mirassol na noite desta quarta-feira, a partir das 19 horas. A partida, válida pela quarta do Campeonato Brasileiro, será disputada no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, no município do interior paulista.