Nova regra do Brasileirão teria evitado trágico rebaixamento do Grêmio
O Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro de 2023 acontece nesta terça-feira (14) e os 20 clubes da Série A vão discutir uma mudança importante. A ideia, que conta com o aval da maioria das equipes, prevê a redução do número de rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro de três para quatro. A medida poderia ter ajudado o Grêmio há duas temporadas.
A informação foi confirmada pelos sites UOL Esporte e Globo Esporte. Inicialmente, as equipes da Série B veriam reduzidas suas chances de acesso, mas a mudança poderia ir para frente também com a redução de rebaixados para a Série C – o mesmo aconteceria com os times que poderia cair para a Série D.
Os defensores do plano apontam a estabilidade como principal atrativo da proposta. A ideia de um playoff, assim como acontece na Inglaterra, para definir um dos rebaixados e um dos times para subir de divisão já foi descartada.
Nova regra evitaria rebaixamento do Grêmio
Caso a nova regra que está em discussão já tivesse sido colocada em prática há duas temporadas, o Tricolor não teria sido rebaixado pela terceira vez na sua história. O Imortal acabou o Brasileirão Série A na 17ª colocação com 43 pontos, mesma pontuação do Bahia, que ficou atrás no critérios de desempate e, ainda assim, teria caído para a segunda divisão.