Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Relembre a épica semifinal entre Grêmio e Santos na Libertadores de 2007

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em 2007, o Tricolor Gaúcho teve uma campanha memorável na Copa Libertadores da América. Mesmo com o vice-campeonato daquela edição do torneio, a equipe gaúcha deve ser reconhecida pela pouca qualidade do elenco e onde isso chegou. O clube havia retornado para a Série A do Brasileirão em 2006 e conquistou a vaga para a disputa continental do ano seguinte. Entre grandes adversários, o Grêmio enfrentou o poderoso Santos na semi.

Lucas Leiva estava no elenco do Grêmio em 2007

A partida de volta aconteceu no antigo Estádio Olímpico Monumental. Novo reforço do Grêmio na temporada 2022, o volante Lucas Leiva estava no elenco da Libertadores de 2007, assim como Diego Souza. O então camisa 8 entrou no segundo tempo da partida de ida e na volta ficou de fora. O Tricolor conseguiu vencer em em casa com gols de Tcheco e Carlos Eduardo.

Santos e Grêmio: Diego Souza marcou o gol qualificado na partida de volta

No dia 6 de junho de 2007, Santos e Grêmio se enfrentaram na Vila Belmiro pela segunda partida das semifinais da Copa Libertadores da América. O Santos, treinado por Vanderlei Luxemburgo, tinha em seu elenco grandes jogadores como Zé Roberto e Jonas. O Tricolor saiu ganhando com um golaço de Diego Souza, mas sofreu a virada e a partida terminou com vitória santista por 3 a 1. Com o gol qualificado do então camisa 7, o Imortal avançou para a grande final.

Marca registrada da torcida empurrou o Tricolor Gaúcho

Uma prática comemorativa típica da Geral do Grêmio nos tempos de Estádio Olímpico Monumental, inspirada na torcida do Boca Juniors da Argentina, foi a “Avalanche”. A comemoração consistia em um movimento semelhante ao de uma avalanche, no qual a torcida descia em conjunto os degraus da arquibancada no momento do gol. 

Durante mais de uma década, foi a prática mais característica da Geral, muitas vezes fundamental para o clube. Na Libertadores de 2007, o Grêmio chegou à final com um time modesto, a campanha foi baseada em reverter em casa o resultado negativo de uma partida disputada fora de Porto Alegre, e a Geral do Grêmio teve papel determinante para a recuperação da equipe no torneio.

Gilberto Monteiro

Gilberto Monteiro é redator SEO com foco em futebol. Possui cursos de Redator Hacker e Ninja SEO, dedicando-se à produção de conteúdo dinâmico e de qualidade. Estudante de Jornalismo, está atento ao mundo dos esportes, sem limitações para aprender. Torcedor do Grêmio, atua como aprendiz de redação no Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo