Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Relembre campanha do Grêmio na primeira conquista da Copa do Brasil em 1989

Tricolor gaúcho era treinado por Cláudio Duarte

- Publicidade -

A Copa do Brasil, competição mais rentável para clubes brasileiros nos dias atuais, iniciou sua história no final dos anos 80. Em sua estreia, em 1989, teve o Grêmio como primeiro campeão, de forma invicta. A equipe gaúcha conquistou, após o título, vaga direta para a Copa Libertadores da América do ano seguinte.

- Publicidade -

Equipes na disputa do título

O torneio contou com a participação de 32 equipes, entre as quais estavam os campeões e vice-campeões dos campeonatos estaduais do ano anterior. Como havia sido campeão gaúcho em 1988, o Grêmio entrava para o seleto grupo de clubes que disputaram a primeira Copa do Brasil, em 1989.

O momento tricolor no início do torneio

A equipe gaúcha vinha de um ótimo momento, com a recente conquista do pentacampeonato gaúcho, em 1989. Vencendo o seu maior rival, o Internacional, nas cinco edições anteriores da competição. Além disso, o Grêmio havia vencido alguns torneios amistosos internacionais, em 1985, 1986 e 1987.

- Publicidade -

Elenco gremista na primeira conquista da Copa do Brasil

Dos que integraram o grupo gremista na Copa do Brasil de 1989, vale destacar alguns em especial. Eram eles, o atacante Cuca, que foi um dos goleadores do Grêmio na competição com seis gols. O jovem meio-campista Assis, revelado pelo Grêmio e peça importante na conquista do título.

Outra figura importante daquela campanha foi o goleiro Mazarópi, que havia sido campeão da Copa Libertadores da América e campeão do mundo com a camisa do Grêmio, em 1983. A equipe era comandada pelo treinador gaúcho Cláudio Duarte.

Duelo memorável nas semifinais

- Publicidade -

No dia 19 de agosto de 1989, em partida válida pelas semifinais da estreante Copa do Brasil, o Grêmio enfrentou a equipe carioca do Flamengo. O rubro-negro contava com grandes nomes do futebol brasileiro como o lateral Júnior, o jovem meio-campista Zinho, e era comandada pelo treinador multicampeão Telê Santana.

A equipe tricolor aplicou o placar histórico de 6 a 1, no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre. Com dois gols de Cuca, dois gols de Paulo Egídio, um gol de Almir e um gol de Assis. Resultado que classificou o time gaúcho para a final da competição.

Campanha invicta do Grêmio

O Grêmio disputou nove partidas na Copa do Brasil de 1989. Venceu sete partidas e empatou duas, condição que tornou o tricolor além de primeiro campeão da competição, o primeiro campeão invicto também.

- Publicidade -

No primeiro duelo da final, disputado contra a equipe pernambucana do Sport, a partida terminou empatada em 0 a 0. O jogo aconteceu no Estádio Ilha do Retiro, em Recife, no dia 26 de agosto.

A disputa pelo título foi decidida no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, no dia 2 de setembro de 1989. A equipe gremista venceu a partida pelo placar de 2 a 1, com um gol de Assis, e um de Cuca. O tricolor sagrou-se como primeiro campeão da Copa do Brasil. Desde então, acumula cinco títulos da competição, sendo um dos maiores vencedores do torneio.

A Supercopa do Brasil de Futebol

Em 1990, foi criada a Supercopa do Brasil de Futebol, torneio disputado entre os vencedores do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Como havia vencido a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, o Grêmio enfrentou o Vasco da Gama, campeão brasileiro de 1989.

- Publicidade -

O primeiro confronto aconteceu em Porto Alegre, no dia 14 de março de 1990. O Grêmio venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Nílson e Darci. Na partida de volta, em 18 de abril, no Rio de Janeiro, o jogo terminou empatado em 0 a 0, placar que deu o título para o tricolor.

Um fato curioso é que as duas partidas que decidiram a Supercopa do Brasil de 1990 foram válidas também pela Copa Libertadores da América de 1990. Grêmio e Vasco estavam no Grupo 5 da Libertadores daquele ano, os duelos serviram para as duas competições.

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

- Publicidade -

Imagem: Flickr / Grêmio

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.