Mano, Felipão, Luxa, Cuca: relembre técnicos que treinaram Grêmio x Cruzeiro
Relembre técnicos que treinaram Grêmio e Cruzeiro
Grêmio x Cruzeiro se enfrentam neste domingo pela 21ª rodada do Brasileirão, na Arena Tricolor, às 19h, após alteração de horário por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nos dois clubes, vários treinadores vencedores já passaram por Porto Alegre e Belo Horizonte, valendo a pena conferir a lista a seguir.
Leia mais:
URGENTE! Grêmio terá desfalque de peso na sequência do Brasileirão; entenda o motivo
Grêmio bate o martelo e QUENTINHA sobre a negociação de Bitello nos deixou em choque
Mano Menezes
Esse tem história nas duas equipes, mas com mais relevância para os cruzeirenses, devido aos títulos conquistado na raposa. Pelo time mineiro, venceu as Copas do Brasil de 2017 e 2018 e os Campeonatos Mineiros de 2018 e 2019, com 235 partidas no currículo pela equipe de Belo Horizonte.
Pelo Grêmio, chegou até à final da Taça Libertadores da América de 2007 após vencer o Gauchão do mesmo ano, sendo vice para o Boca Juniors. Entretanto, seu feito mais importante foi em 2005, quando ajudou a tirar o time de Gallato e companhia da Série B, após a épica ‘Batalha dos Aflitos’ contra o Náutico.
Felipão
Pelo Tricolor, o técnico Luiz Felipe Scolari é um dos maiores técnicos da história do clube, com destaque para as conquistas na década de 90. Pelo clube, levantou taças como a da Copa do Brasil 1994, Libertadores 1995, Brasileirão 1996 e Recopa Sul-Americana 1996.
No Cruzeiro, não conseguiu repetir os feitos realizados no Imortal, mesmo fazendo boas campanhas. Foi o comandante do ‘cabuloso’ no título da Copa Sul-Minas de 2001 e em outras épocas, como a mais recente, quanto tentou tirar o Cruzeiro da Série B, mas sem sucesso no período.
Luxa
Vanderlei Luxemburgo teve mais destaque pelo Cruzeiro, fazendo o time ser considerado um dos melhores do Brasil em toda a história por diversos torcedores. No clube, conquistou a tríplice coroa de 2003, vencendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão daquele ano.
Pelo Grêmio, apesar de vitória em clássico GreNal, não conseguiu ter o mesmo sucesso que teve em Minas Gerais. No Tricolor Gaúcho comandou a equipe em 91 partidas, com 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas, com um aproveitamento de 64,8%.
Cuca
Para a tristeza da torcida do Grêmio, aquele que deu o título da Copa do Brasil de 1989 ao Imortal, esteve na campanha do rebaixamento do clube, em 2004. A presença de Cuca, o Alex Stival no Olímpico Monumental, apenas 45 dias.
Como técnico do Cruzeiro, não fez mesma a história que depois marcaria no maior rival, o Atlético-MG. Pelo lado azul de Minas Gerais, treinou o ‘cabuloso’ em 61 partidas, com 38 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, conquistando o Campeonato Mineiro de 2011.