Relembre as vitórias do Grêmio contra o Bayern de Munique
O Grêmio já teve grandes confrontos em sua história centenária. Alguns jogos marcam por grandes conquistas, como a que garantiu o título de campeão mundial diante do Hamburgo, ou as Libertadores diante do Peñarol, Atlético Nacional e Lanús. Ainda há um título de menor expressão mas que demonstra o porquê do apelido do Tricolor Gaúcho é Imortal, ao bater o Náutico por 1 a 0, fora de casa, com apenas sete homens em campo.
Contudo, não podemos esquecer de jogos que a grandiosidade estava marcada pelo o que representava o adversário. Nos anos 80, o Tricolor Gaúcho enfrentou em 1984 e 1985 o Bayern de Munique, grande equipe alemã naquela época junto do Hamburgo, e que engatou um tricampeonato na Bundesliga entre 85 e 87.
Os confrontos entre Grêmio e Bayern de Munique
A primeira vez que o Grêmio encarou a equipe alemã foi em 1984. O clube fazia um giro de amistosos pela Europa e havia acabado de vencer o Stuttgart, então campeão da Bundesliga, pelo placar de 4 a 2. O Tricolor Gaúcho venceu o Bayern de Munique por 1 a 0, com gol de Bonamigo, que era comandado pelo lendário Udo Lattek e tinha na equipe Lottar Matthäus, o primeiro jogador a ser eleito pela FIFA o melhor do mundo, em 1991.
Já em 1985, o Grêmio voltou ao continente europeu para disputar o Torneio de Roterdã, na Holanda. O Tricolor Gaúcho passou pelo Feyenoord na semifinal e encarou o Bayern na finalíssima. Com um time muito bom que contava com Renato Portaluppi e com o jovem promissor Valdo, com apenas 21 anos na época. O Imortal venceu por 2 a 1 com gols de Osvaldo e Augenthaler contra e levantou a taça.