Renato evita criticar trabalho de Roger no Grêmio: “Algumas coisas boas”
Apresentado na tarde desta segunda-feira (5) como novo técnico do Grêmio, Renato Portaluppi precisou ouvir algumas comparações em relação ao seu antecessor. Naturalmente, o nome de Roger Machado foi citado na entrevista coletiva de apresentação do ídolo, que deixou claro o respeito pelo ex-treinador gremista.
Em um dos questionamentos, Renato foi perguntado sobre o que manteria do legado anterior, que deixou o Tricolor encaminhado entre os quatro melhores da Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo o comandante, cada profissional tem a sua metodologia, podendo haver uma mescla entre os trabalhos.
“Dá pra pegar algumas coisas boas que o Roger deixou, e algumas eu vou implantar. Quando eu falo que não vai faltar vontade, é na minha forma, não que não tinha antes”, afirmou Portaluppi.
Roger Machado deixa o Grêmio com dois títulos
Contratado pelo Tricolor em fevereiro deste ano, Roger atingiu 17 vitórias, 12 empates e nove derrotas em 38 confrontos disputados. Com um aproveitamento de 55,2% nesta sua segunda passagem pelo Imortal, o ex-técnico gremista conquistou o Campeonato Gaúcho (2022) e a Recopa Estadual (2022).
Em 2015, no seu primeiro trabalho na casamata do Grêmio, o ex-lateral levou o clube gaúcho à terceira colocação da Série A, convencendo a torcida após uma bela campanha. No entanto, no ano seguinte, diante de algumas goleadas sofridas no Campeonato Brasileiro, o treinador foi demitido do cargo, dando lugar justamente à Renato.
Comandante estava à espera da chamada do Grêmio
Ídolo máximo do Grêmio, Renato Portaluppi teve o seu nome pedido pelos torcedores do Imortal desde o início da Série B, quando o time de Roger Machado vinha tendo um péssimo rendimento dentro de campo. Contudo, após alguns bons resultados, principalmente dentro de casa, o ex-técnico acabou ganhando respaldo e o nome de Portaluppi passou a perder força entre a torcida.
No entanto, após quatro jogos sem vitórias, a situação de Roger ficou insustentável, restando ao Tricolor a decisão de convocar o ícone gremista para voltar à casamata do clube gaúcho. Pelo Grêmio, Renato disputou 411 partidas como treinador, conquistando a Copa do Brasil (2016), a Copa Libertadores da América (2017), a Recopa Sul-Americana (2018) e o Campeonato Gaúcho em 2018, 2019 e 2020.