Renato explica a mudança de esquema no Grêmio contra o ABC
O Grêmio foi até o Estádio Frasqueirão, em Natal (RN), na noite da última quinta-feira (13), e venceu o ABC pelo placar de 2 a 0, no jogo da ida da terceira fase da Copa do Brasil. Para o duelo com os potiguares, o técnico Renato Portaluppi foi obrigado a mexer na escalação titular do Tricolor e inovou até mesmo no esquema tático.
Além de poupar os uruguaios Felipe Carballo e Luis Suárez, o comandante, de última hora, não pôde contar com o atacante Everton Galdino. Diante das ausências, o treinador surpreendeu e escalou a equipe com três zagueiros.
“Procurei saber do adversário. Sabia que era um time de bola longa, muito alto e físico. Procurei espelhar meu time no deles. Coloquei mais um zagueiro pra ter um homem alto na área“, explicou Renato.
Depois de sofrer no primeiro tempo, o Imortal construiu a vitória na etapa complementar. Os gols foram anotados pelos volantes Villasanti, após tabela com Vina, e Bitello, em linda finalização de fora da área.
“No primeiro tempo não fomos tão bem, normal, jogar aqui dentro não é fácil. No segundo tempo colocamos a bola no chão e melhoramos bastante, e daí fizemos os dois gols“, analisou o técnico.
Renato revela orientações ao time do Grêmio no intervalo
A partida contra o ABC foi a primeira do Grêmio com um trio na zaga na temporada. Ciente do desentrosamento, Renato tratou de conversar muito com a equipe no intervalo para corrigir os erros.
“Não tivemos muito tempo para treinar essa formação, coloquei mais um zagueiro justamente para termos um homem a mais na bola aérea. No intervalo conversamos bastante e pedi para colocarem a bola no chão e jogar“, completou.