Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Renato pode ser o algoz ou salvador do Grêmio na retomada da Copa do Brasil

O confronto entre Grêmio e Flamengo representa um dos jogos mais icônicos da história

- Publicidade -

- Publicidade -

No âmbito do futebol brasileiro, o confronto entre Grêmio e Flamengo representa um dos jogos mais icônicos da história. Dois grandes clubes que já disputaram finais de competições nacionais importantes e que já realizaram partidas memoráveis ao longo dos anos 80 e 90.

Com o time carioca sendo oriundo de uma região central do país, e consequentemente tendo mais recursos, o grêmio sempre enfrentou a equipe rubro-negra de maneira corajosa, mesmo diante das disparidades existentes.

Final do brasileiro de 82 e Copa do Brasil de 97

- Publicidade -

Hoje, a diferença de qualidade técnica ente ambas as equipes é visível dentro de campo. Com o Grêmio patinando na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro de 2021, o time não passa confiança de que irá conseguir a vitória ante um adversário tão forte. No entanto, o clima de rivalidade e decisão permeia a partida desta noite.

No longínquo ano de 1982 Grêmio e Flamengo decidiram a final do brasileiro daquele ano. Campeão na temporada anterior, o tricolor gaúcho era formado pela base que se sagrou campeã da Libertadores no ano seguinte, com Renato Gaúcho e cia entre suas fileiras. A equipe rubro-negra tinha os jogadores sensação e que compunham a Seleção Brasileira da época, com Zico no auge da carreira. Após dois empates, uma terceira partida foi realizada para a decisão do brasileiro. Em um dramático jogo no estádio Olímpico, o time carioca abriu o placar com gol de Nunes.

Porém, o grêmio avançou seu time e foi pra cima do qualificado time adversário. Num escanteio já no segundo tempo, Renato Gaúcho cabeceia a bola depois de um cruzamento de Paulo Roberto, no entanto, o meio campista Andrade tirou a bola com a mão em cima da linha e evitou o gol de empate gremista. O árbitro José Roberto Wright não marcou nada e o Flamengo saiu de Porto Alegre comemorando.

15 anos depois, a revanche aconteceu para o tricolor gaúcho. Após um empate em 0x 0 no estádio Olímpico, o Grêmio precisava apenas de um empate com gols no estádio Maracanã, para conquistar a Copa do Brasil.

- Publicidade -

Vindo de uma sequência vencendo a libertadores e o brasileiro, a equipe gaúcha enfrentava outra vez um verdadeiro esquadrão montado pelo Flamengo, composto pelo artilheiro Romário. Fazendo um gol logo no inicio na partida, João Antônio recebeu a bola na entrada da área e abriu o placar, metendo uma “janelinha” no zagueiro Fabiano Eller e enfiando um petardo para o fundo das redes do goleiro Zé Carlos. 0 a 1 para o Grêmio.  

Entretanto, a equipe do Flamengo adiantou a marcação e pressionou a equipe gremista para seu próprio campo. Com dois gols do baixinho Romário, a equipe carioca terminou o primeiro tempo vencendo a partida por 2 a 1. Ensandecidos e já cantando vitória antes da hora, a torcida do Flamengo gritava nas arquibancadas “ah, eu tô maluco”, mas, era cedo demais.

Com a necessidade de empatar o jogo, o Grêmio foi obrigado a sair mais para o jogo no segundo tempo.  Demostrando muita força e garra, o lateral Roger recebeu a bola livre na esquerda e cruzou rasteira, Carlos Miguel entrou livre e encobriu o goleiro flamenguista.

Calando mais de 100 mil torcedores no Maracanã, o 2 a 2 bastavam para o Grêmio se tornar Tricampeão da Copa do Brasil.

- Publicidade -

Superação é o sobrenome do Grêmio

Mesmo que o time já não seja o que o torcedor gremista almeja, cenário no brasileiro seja desolador e o abismo de diferença técnica seja gigantesco hoje, o futebol é uma caixinha de surpresas.

Com ingredientes inusitados, entre os quais ver Renato do outro lado da trincheira, a partida desta noite também representa tudo aquilo que o Grêmio ensinou para seus torcedores. Um time forjado na superação, mesmo quando a dificuldade se mostra quase impossível, nunca duvide do grêmio.

A nossa tradição na competição é temida pelos rivais. Serão mais dois jogos de 180 minutos para mostrar que futebol, não é só futebol.

- Publicidade -

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.